quarta-feira, agosto 09, 2006

AS FRONTEIRAS DA INDIGNIDADE



Imigração




09/08/06
NOVA LEI APROVADA AMANHÃ
A nova lei da imigração vai ser aprovada depois de amanhã em Conselho de Ministros. A aprovação foi feita para coincidir com a visita do primeiro-ministro português, José Sócrates, ao Brasil de onde é a maior comunidade estrangeira residente em Portugal.Calcula-se que existam 80 mil a 100 mil imigrantes ilegais, dos quais 50 mil brasileiros.
Mónica Frechaut do Centro Cultural Africano, ouvida pelo Esquerda, critica a legislação que vai ser aprovada porque “não resolve o problema dos imigrantes ilegais ou não prever nenhuma legalização extraordinária dos imigrantes ilegais que cá estão, ao contrário de legislações similares promulgadas na Itália e em Espanha”. Outra das críticas feitas por 30 associações de imigrantes, entre as quais a Solidariedade Imigrante e a Casa do Brasil, fazem é que a nova lei continua a dificultar os processos de reagrupamento familiar.Recorde-se que o anteprojecto do Governo prevê, como grande alteração, a atribuição de visto de residência temporária a estrangeiros que pretendam procurar trabalho e que tenham as qualificações necessárias à bolsa de emprego anualmente fixada pelo governo, mediante parecer da Comissão Permanente da Concertação Social.

Ontem Francis Obikwelu correu por Portugal. Em todos os jornais o seu nome foi idolatrado pelo feito de pela 1ª vez um português se ter tornado campeão da Europa de uma prova de velocidade. Obikwelu passou fome em Portugal. Foi imigrante clandestino, foi explorado na construção civil, dormiu debaixo de uma bancada de um estádio. Obikwelu correu por Portugal mas sobretudo correu por todos aqueles que como ele procuraram o nosso país em busca de um futuro melhor e que são maltratados, explorados ou que vivem em condições abaixo de toda a dignidade. Correu por aqueles que querem um Portugal fraterno, solidário e justo. Onde os racistas e neofacistas do PRN não tenham lugar. Quantos Obikwelus não haverá por aí tolhidos pela ineficácia de uma legislação ineficaz, injusta e tendencialmente xenófoba? A vitória de Francis Obikwelu é uma bofetada de luva branca em todos os governos que por aqui passaram e que em mais de trinta anos não conseguiram ou não quiseram resolver um dos grandes problemas do nosso país. Este governo incluído.

Redfish

1 comentário:

Leiria em Cuecas disse...

Português, porquê? Não será antes uma excepção á "malfadada" lei da emigração com que nós e a Europa "recebemos"aqueles que, como nós, procuram um mundo melhor, já que não lhes dão condições para que possam viver com um minimo de dignidade no seu País.Não me importa se é ou não Português, o que me impressionava, positivamente, era que ele para ser o que é, não tivesse que deixar de ser quem devia ser : um Africano, desenraízado, lutando pela sua dignidade! "CUECAS ROTAS"