quinta-feira, outubro 05, 2006

A Arte de Não Saber



Sempre que me ausento destas terras de Leiria sei que quando voltar tudo estará na mesma, ou melhor a vida seguirá uma via involutiva que progressivamente afasta a cidade/concelho/distrito da qualiddade que toda a população merece e quer, mesmo que não o saiba. Sobre o não saber, é giríssimo o que diz luis Sepúlveda no seu livro "O Poder dos Sonhos". Ele diz que o nã saber não deve ser confundido com a ignorância, "pois os ignorantes não costumam ser responsáveis pela sua triste condição. " E alerta para a "arte de não saber", que "se pratica a partir de uma rigorosa selecção daquilo que não convem saber, e, em consonância com essa selecção, oferece-se um substituto.... provém de uma visão ególatra e egocêntrica do mundo e da sociedade".
E dá exemplos de Arte de Não Saber, como do director da CIA, George Tenet, em que os americanos mais os aliados ingleses, simplesmente não sabiam que, 1 ano, 1 mês, 1dia antes da agressão ao Iraque, as aramas de destruição massiça tão valoruizadas, não existiam. Sustitui-se o Não Saber, então , por uma conclusão espantosa: Sadam era um ditador atroz, coisa que nenhum de nós sabia, está visto, até ele nos vir dizer!! Há mais exemplos desta Arte de Não Saber que Sepúlveda desmascara nas páginas dese O Poder dos Sonhos, que eu recomendo, vivamente.
Assim poderemos nós falar da Arte de Não Saber deste executivo Damascénico, quando do estádio? Podemos lembrar esta arte em Isabel Gonçalves e o cargo na Leirisport? E agora com a transferência do aterro, será que todos executivo e oposição e mais quem nisto está metido que o tratamento do lixo ficará bastante mais caro sem garantias de melhor servir? E as não notícias nos nossos principais média não são bons exemplos de Arte de Não Saber, mestre nisso não é o senhor José Manuel Fernandes?
É assim!! Fico fora uns tempos e dá-me para isto. Mas, sem que seja remédio para o esquecimento, nem desculpa para tudo o resto, nã esquecer que decorre o festival de Jazz em Leiria e na Marinha, sabe a pouco e está quase a acabar, é de aproveitar porque para o ano pode não haver, lembrem-se que se for para a frente a NOVA LEI DAS FINANÇAS LOCAIS que o Governo sócrates preparou, as câmaras vão ficar ainda mais dependentes das negociatas com as maiorais da constução civil, e como já é hábito será nas áreas sociais, cultura incluída, que haverá cortes.

Abraços bloguistas

Redfish

Sem comentários: