quinta-feira, junho 21, 2018

Vamos falar de...

⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽

    Desculpem lá vir distrair-vos em tempos de tão patriótica euforia, mas todos nós sabemos que nestas coisas de futebolada  todos somos sábios, todos somos loucos, génios incompreendidos, treinadores de bancada e mesa de imperial e bifana, juntando as nossas vozes críticas às dos especialistas de vários e pouco reconhecidos méritos, que povoam ecrãs de televisão em resmas de programas de duvidosa qualidade dedicados ao assunto, bastas vezes ao insulto e muitas mais vezes ainda ao disparate puro e duro, no que rivalizam connosco, pois se não somos todos Ronaldos, temos pena, mas com a vantagem de não ter de provar nada a ninguém, nem a nós próprios. E que dizer daquelas intermináveis reportagens sobre os hotéis onde ficam os "craques", o pequeno almoço dos craques, o penteado dos craques, o almoço dos craques, as namoradas dos craques, o jantar dos craques... 😝
     Há vida, para além disto? Claro que há!! O Facebook, o Instagram, o Twitter, o....eu sei lá, mas há-de haver mais qualquer coisa onde nos deliciamos a mostrar ao mundo como queremos que o mundo nos conheça, petições para aqui, fotos fofinhas para acolá, viagens de sonho de vez em quando, alegrias e tristezas, o filho da puta do Trump, o genocídio em Gaza, o drama dos refugiados, a Maria Vieira e a cretinice, tudo ao alcance dum like ou dum 😡 que não há palavras que mostrem o nosso repúdio tão comodamente. Também há quem aproveite para desancar nos professores pelo  vil descaramento de defenderem os seus direitos sem tentarem ao menos compreender que a culpa é da Troika e neste momento o país não tem dinheiro para ninguém...quase ninguém.
    Nas ruas, curiosamente, há gente. O inverno parece ter ido finalmente de férias, o povo reage e enche as praças e esplanadas. Este ano será que ainda se farão piqueniques? O que resta das nossas matas é muito pouco e precisa de protecção. Contra o enguiço, contra o descuido, contra a selvajaria. 
     E amanhã há Dead Combo, que nem só de futebol vive o homem e há a poesia do Ondjaki, que veio a Leiria mostrar o seu novo livro e contar-nos mais umas histórias. E há aí uma gente que faz teatro e que gosta que o vamos ver. 
     Bolas, parece que a chuva não foi com o frio, está confortavelmente instalada uma boa trovoada,  -  ena pá tanta energia - eu aqui a armar-me em filósofo e tudo, fiquei sem saber o resultado do Irão com a Espanha, vou beber um caneco de leite quente e vou dormir.

Vosso Redfish