domingo, março 07, 2010

É NO CENTRO QUE ESTÁ A VIRTUDE?



Um centro comercial ou o projecto dele , tem sido motivo de polémica em Leiria.
Devo dizer que defendo uma intervenção radical no local da Rodoviária e o envio desta para melhor e menos complicativo ( menos poluente, mais acessível, menos conflituoso com o transito citadino e até contribuindo decisivamente para uma redução deste)local.
Não tenho a mínima dúvida que são necessários projectos que tragam gente para valorizar e dar vida real ao centro histórico e o torne apetecível para investimentos comerciais, para habitação, etc.
Deixo aos técnicos a discussão sobre a qualidade e o impacto que a nova estrutura terá no envolvente citadino. Espero uma discussão pública do projecto e uma maior participação cívica na apreciação dos resultados dessa discussão.
Mas não posso deixar de questionar esta obsessão por grandes espaços comerciais como solução para os problemas do comércio!!?? Será que a única maneira de atrair gente para o centro histórico é oferecer um espaço concorrente com o comércio já existente e que terá forçosamente impacto tremendamente negativo no trânsito já de si excessivo no centro da cidade?
Porque não a aposta em espaços de cultura/lazer com aproveitamento e melhoramento da envolvente ( rio/jardim) com benefícios a todos os níveis sobretudo ambiental?

Redfish


Sem comentários: