sábado, setembro 26, 2009

Hipócritas! Mentirosos! Tretas!





Na edição desta 6ºfeira, dia 25 de Setembro do Região de Leiria, aparecem os depoimentos finais dos candidatos ( dos 5 principais partidos, pois os outros parece não existirem para os média distritais)às eleições para a Assembleia da República.
Segundo o depoimento de todos os candidatos pelo distrito, o que mais negativo aconteceu nesta campanha, foi a falta de um debate entre os (5) partidos principais.


Ciente desta falha, a candidatura do BE de Leiria contactou todos os média locais ou com delegação no Distrito, sobre o porquê da não organização de um ou mais debates com os candidatos distritais às eleições legislativas. Apenas duas respostas, de duas rádios, vieram confirmar o que já era notório: o desinteresse ( como é possível ?) total pelo assunto, desvalorizando as eleições mais importantes, porque nacionais e porque o momento político é muito importante, dando muito mais relevo às personalidades locais dos 2 principais partidos, PSD e PS. Nada que se estranhe, pois sabemos do que a casa gasta. Mas o que é verdadeiramente assombroso e digno de reparo é a posição assumida por quase a totalidade dos partidos sobre o assunto. Embora assumam como o mais negativo da campanha a falta de debate, nada, mas mesmo nada, fizeram para contrariar essa gritante falta de democracia, cada vez mais notória no nosso distrito no que toca aos media locais.


Apenas um dos partidos, o BE se manifestou contra este estado de coisas e junto de todos os media questionou esta atitude que não tem paralelo com mais nenhuma nestes 35 anos de Democracia pós Abril: face à incongruência das respostas ou à total indiferença dos media, resolveu o BE organizar um debate entre todos os candidatos pelo Distrito, reservando-se o BE o direito de não convidar os fascistas do PNR para o evento, pois não nos merecem qualquer tipo de consideração nem respeito.


A grande curiosidade de tudo isto, é que os principais partidos ( PS, PSD, CDS e CDU) que alegam a falta de debate como principal problema desta campanha, se escusaram a participar no debate, alegando todos eles sobrecarga de agenda política.


Acresce dizer que não há notícia de nenhuma acção de campanha relevante nesse dia ( para ser sincero, nem nesse nem noutro qualquer) por parte desses partidos, que justifique a recusa em paticipar no debate. Assim o debate foi feito com a participação do POUS, MEP, MMS ePPV, além do Bloco de Esquerda, que organizou. PPM ePND, confirmaram a presença mas primaram pela ausência. Nada que nos espante, também.





O que ainda nos espanta ( será que somos estupidamente ingénuos?) é a hipocrisia de quem reclama contra a falta de debate e depois evita participar nele.





É a hora de juntar forças e mandar estes gajos para a rua .





Vota BE.





2 comentários:

Arrastão disse...

Desculpem o abuso. Mas só para informar que o Arrastão está a fazer um inquérito às intensões de voto nas próximas autárquicas em 38 concelhos. Leiria é um deles. Se quiserem ajudar a divulgar... Obrigado.

Luís disse...

Não me espantou a recusa ao debate por parte dos outros partidos. A desculpa da agenda cheia só poderia ser aceite se ao menos fizessem uma prosposta com vista a realizar o debate noutra data. Se não querem o debate é porque sabem que os seus argumentos e propostas já estão gastos e nada transmitem ao eleitorado.
Os debates são necessários para melhor esclarecer quem ainda está a formar sua intenção de voto. Não é com uma caneta ou um boné esquisito que fazem votar num partido!
Gosto de ouvir e ver bons debates e tenho pena que os próprios meios de comunicação social continuem a fugir ao essencial.
Espero que os Leirienses não se abstenham de exercer o seu direito de voto pois o poder local é tão ou mais importante que o central!
Conto com o Bloco de Esquerda para melhorar Leiria!