quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Os Porcos estão na maior



Não. Embora não seja nada estranho que falássemos outra vez das suiniculturas e das descargas poluentes que com notável persistência se vão repetindo sem que os responsáveis pela badalhocagem dos nossas ribeiras sejam punidos de modo a parar com estes eco-atropelos. Não desta vez queremos mesmo falar do livro de George Orwell, pseudónimo de Eric Arthur Blair (1903-1950),escritor, jornalista e militante político,que participou da Guerra Civil Espanhola nas milícias marxista/trotskistas e foi perseguido, junto aos anarquistas e outros comunistas, pelos estalinistas:
"O triunfo dos Porcos".
O romance foi escolhido pela revista Time Magazine como um dos 100 Melhores da Língua Inglesa e foi o 31º na lista dos Melhores Romances do Século 20 da renomada Modern Library List.
Publicada em 1945, O Triunfo dos Porcos ( Animal Farm ) foi imediatamente interpretada como uma fábula satírica sobre os desvios da Revolução Soviética, nomeadamente do Estalinismo.
O romance de George Orwell de fato fazia uma dura crítica ao totalitarismo soviético, mas o seu sentido transcende amplamente o contexto do regime estalinista. Certamente a sátira não foi escrita inspirada apenas nesta situação, mas em diversos momentos da história e, é lógico, tratando-se de uma obra eterna, criticando as futuras gerações de porcos, ovelhas, cães, cavalos, gatos e todos os demais espécimes Humanos.
Para ler ou reler e notar a actualidade do tema, além da qualidade do texto, de uma ironia terrivelmente crítica e acutilante. "TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS MAS HÁ UNS QUE SÃO MAIS IGUAIS QUE OUTROS".
Uma curiosidade:A banda Pink Floyd, inspirou-se em Animal Farm para fazer um album conceptual, que lançou em 1977. Foi o seu 15º álbum, Animals.
A idéia original de Roger Waters de se inspirar em Animal Farm , aliada a uma banda ainda entrosada e mais madura, foi um sucesso mundial, devido à intensidade das letras, dos efeitos sonoros e a forma “animalizada”, mas bastante directa, de passar a mensagem desejada. ( retirado de Wikipédia )

Sem comentários: