terça-feira, setembro 23, 2008

Leiria em Cuecas e o "novo" Código de Trabalho


Enquanto há tempo de ler, 2 poemas de Alberto Pimenta.
35 anos depois, tão infelizmente actuais!

Dísticos

dizes:
eu é que sei quais são os interesses de todos.



e não sabes
que todos sabem também quais são os teus interesses?




dizes:
essa forma não se ajusta às nossas necessidades.



eu registo:
continuas usando o plural majestático




dizes:
eu quero a paz.



sim acredito.
já seria altura de gozares
o que ganhaste na guerra




dizes:
é necessário construir o futuro.



agora compreendo porque afundas o presente:
para lançares os alicerces




dizes:
é preciso distinguir o bem e o mal.



admites portanto
que eles podem confundir-se




dizes:
as oportunidades são as mesmas pra todos.



tens razão:
nada se alterou




dizes:
o que eu faço é bom.
dizes:
o que eu faço é para teu bem.



eu digo:
há quem nã esteja contente contigo.

tu dizes:
cala-te.






permeabilidade



os cegos dizem: veremos
nós vemos e calamo-nos

os mudos gesticulam.
nós temos as mãos nos bolsos.

os surdos põem a mão em concha.
nós tapamos os ouvidos.


Alberto Pimenta in "CORPOSESTRANHOS" , Setembro 1973

Sem comentários: