domingo, março 23, 2008

Leiria : Suiniculturas uma vez mais

Já falamos diversas vezes sobre este assunto.
E continuaremos a referi-lo até que a situação fique regularizada, isto é : até que a inacreditável poluição que as suinculturas produzem termine.
È bom que se saiba, que contráriamente ao que se pensa e ao que se propagandeia, não são muitas as familias desde concelho dependentes da suinicultura; mas são milhares e milhares de familias prejudicadas pela poluição daquelas, e pela cada vez mais inacreditável "displicência" dos poderes públicos, que quase raia a "conivência".
Soubemos agora que, por incrivel que pareça, quasi a totalidade das explorações não estão licenciadas!!!
Mas as descargas continuam com a mesma regularidade e impunidade.
As autoridades continuam a "assobiar para o lado" apesar do bom trabalho que a Comissão de Defesa da Ribeira dos Milagres tem feito, no sentido de alertar as autoridades e inclusivé eurodeputados.(www.regiaodeleiria.pt)
A estação de tratamento dos efluentes que se situará em Amor, ainda nem sequer começou a ser construída...e veremos se o será!
A nossa Camara e a maioria politica deste concelho nada tem feito, de positivo, para solucionarem o problema, apesar de estarem no poder concelhio há mais de trinta anos!
Embora o deputado do PSD, Carlos Poço, pretenda "tirar a água do pacote" dizendo que todos os partidos são responsáveis, tal não correspondeá verdade.
O bloco de esquerda desde o inicio da sua actividade no Distrito e no Concelho, sempre lutou contra a sistemáticas descargas e no sentido da criação da ETAR, mas não conseguiuainda que as autoridades alterassem a sua posição.
Continuaremos a lutar para que isso aconteça!

cuecas ao leu

2 comentários:

Leiria em Cuecas disse...

Como já ousámos muito dizer, parece que há " porco escondido com o rabo de fora", e com estes senhores aqui "a porca não torce o rabo" e contiuaria em porcalhices se não fosse esta dúvida que justamente me assiste: Estes porcalhões são amigos de quem?

Rui de Sousa disse...

Obrigado bloco por tudo o que tem feito para acabar com este flagelo.
No entanto é visivel, que para alguns senhores a Natureza e a Sociedade, não passam de oportunidades de negocio, capazes de contribuir para o que para eles de facto é importante o lucro obtido com a exploração. Esse sim é o valor defendido por quem tem poder para decidir os destinos da nossa sociedade.
O que me deixa surpreendido é a falta de capacidade das inteligencias para perceber que, só depois da Natureza e da Sociedade é que surgiu o Capital, estando este aos serviço da Sociedade para o melhoramento da qualidade de vida dos Individuos. Será que alguem me sabe explicar porque é que está tudo subvertido?

Bem haja a todos