quinta-feira, março 27, 2008

Sócrates pró Tibete

Quem não se lembra do "orgulhosamente só" dos tempos do antigamente, ou não viveu essa época, ou anda muito esquecido. Portugal de Salazar e Caetano, remava contra a maré democrática que varria quase toda a Europa e safava-se com a exploração das Colónias e das suas gentes sustentando uma guerra vã e injusta, que se militarmente poderia dar a sugestão de vitória, estava perdida na realidade, desde o momento em que começou.
Parece que o vício do passado deixou raízes, e onde menos seria suposto isso vir a acontecer, mas este PS de Sócrates é uma caixinha de surpresas pouco abonatórias de quem sempre se reclamou do diálogo e da democracia. Quando em quase todos os sectores da vida portuguesa se entende que a política de educação não pode ser feita contra e sem a participação dos agentes educativos, o governo e o partido que acrìticamente o suporta teimam em não o querer ver e vão de birra em birra até ao desentendimento total. Na saúde, à ausência de tino, soma-se a falta de carácter. Por estar completamente refém dos grandes lobbies do sector ( indústria farmacêutica, ANF, etc) o governo, tal como outros anteriores, é bom que seja dito, vai transformando aquilo que é um direito, num privilégio só ao alcance de algumas bolsas mais recheadas e por via disso, favorecendo o nascimento de uma saúde para os ricos e outra para os pobres.
Curiosa posição bastante ilustrativa da tendência para a asneira, contra tudo e contra toda a razoabilidade, tipo sou assim porque ninguém gosta de mim e tenho orgulho nisso, é a posição do PCP sobre o que se passa no Tibete.
Sem dúvida que o que está em causa é estragar os jogos olímpicos!!

Hoje é dia mundial do teatro. Confesso a minha pouca simpatia por estas ocasiões festivas. Mas porque, por norma, Leiria é terra onde o trabalho da gente da terra em prol da Cultura é desvalorizado, aqui fica a minha modesta homenagem a quem tenta há muitos anos dar mais cor à nossa vida. Ao TE-ATO e ao Grupo de Teatro do Ateneu e ao Nariz o meu respeitoso abraço.

Redfish

terça-feira, março 25, 2008

A memória há-de ladrar-lhes

Foi há 5 anos que jurando ver armas de destruição maciça apontadas para a "Civilização", que os novos cruzados se atiraram como feras justiceiras contra o que consideraram a Barbárie terrorista, invadindo o Iraque....5 anos em que milhares de inocentes foram vítimas da ganância e do criminoso uso do maior poder armado jamais possuído por um país na História do Mundo: O exército dos USA , que nesta invasão foram coadjuvados por um bom punhado de outros países "civilizados" entre os quais o Portugal do nosso querido Durão Barroso.
Por isso, esta lembrança, aqui, no Leiria em Cuecas, para que sejamos responsáveis perante os mais novos; temos de lhes explicar que o mundo em que vão viver é muito pior do que teria sido
sem a intervenção destes senhores, que arvorando-se em Defensores da Civilização, não passam de um bando de abutres criminosos, ávidos de poder e ouro, sem consciência nem pudor.
Clique aqui, para ver o belíssimo texto de Alice Brito.

segunda-feira, março 24, 2008

Leiria : Mega centro Comercial


Ouve-se que o centro será entregue ao grupo Multi Development / Lena.
Ainda há pouco tempo a Assembleia Municipal, mandou entregar ao M.P. o relatório referente ao Gerador, no qual o Grupo Lena sai, no minimo, muito chamuscado e sendo evidente um inacreditável conluio entre, pelo menos, A Leirisport (leia-se Camara) e aquele Grupo.
Mesmo assim o grupo concorre com a maior das impunidades.
È fartar vilanagem!

Leiria em cuecas

domingo, março 23, 2008

Poesia na Páscoa ( dia da Poesia calhou na...)

P de...

Neva e a noite cai
Compras um sonho de Natal
Para os meninos de África
A Páscoa é o Carnaval

Estamos secos e frios
Mas é normal ser assim
Para os meninos de África
A Páscoa é um pinguim

A Norte somos iguais
A Sul perdemos o Norte
Para os meninos de África
A Páscoa é a morte

Sentir é um privilégio
Amar é imenso
Para os meninos de África
A Páscoa é um contra senso

Na visão dum cego
Está o sol de pedra
Para os meninos de África
A Páscoa é uma merda

Entre Deus e nós
Há um espaço imenso
Para os meninos de África
A Páscoa é o silêncio

Março de 08

Leiria : Suiniculturas uma vez mais

Já falamos diversas vezes sobre este assunto.
E continuaremos a referi-lo até que a situação fique regularizada, isto é : até que a inacreditável poluição que as suinculturas produzem termine.
È bom que se saiba, que contráriamente ao que se pensa e ao que se propagandeia, não são muitas as familias desde concelho dependentes da suinicultura; mas são milhares e milhares de familias prejudicadas pela poluição daquelas, e pela cada vez mais inacreditável "displicência" dos poderes públicos, que quase raia a "conivência".
Soubemos agora que, por incrivel que pareça, quasi a totalidade das explorações não estão licenciadas!!!
Mas as descargas continuam com a mesma regularidade e impunidade.
As autoridades continuam a "assobiar para o lado" apesar do bom trabalho que a Comissão de Defesa da Ribeira dos Milagres tem feito, no sentido de alertar as autoridades e inclusivé eurodeputados.(www.regiaodeleiria.pt)
A estação de tratamento dos efluentes que se situará em Amor, ainda nem sequer começou a ser construída...e veremos se o será!
A nossa Camara e a maioria politica deste concelho nada tem feito, de positivo, para solucionarem o problema, apesar de estarem no poder concelhio há mais de trinta anos!
Embora o deputado do PSD, Carlos Poço, pretenda "tirar a água do pacote" dizendo que todos os partidos são responsáveis, tal não correspondeá verdade.
O bloco de esquerda desde o inicio da sua actividade no Distrito e no Concelho, sempre lutou contra a sistemáticas descargas e no sentido da criação da ETAR, mas não conseguiuainda que as autoridades alterassem a sua posição.
Continuaremos a lutar para que isso aconteça!

cuecas ao leu

quinta-feira, março 20, 2008

Professora avaliada

Professora brutalizada no Porto



...sem comentários!

quinta-feira, março 13, 2008

A Arte de Não Saber



"Nada como o tempo atrás do contratempo
para o meu coração
e não adianta ficar, esperando, resmungando
até quando, até quando, não, não....."
Jorge Maravilha
canta Chico Buarque


Quando durante dois dias, o tema central dos telejornais de todos os canais não codificados, foi a despedida de Camacho e o jogo Getafe/ Benfica, no que respeita à qualidade informativa que é vendida aos portugueses, estamos perfeitamente falados.
Podem vir os senhores da SEDES, como se fossem puras virgenzinhas impolutas, dissertar sobre os problemas gravíssimos que o país atravessa, sobre as causas que identificaram que estarão na origem desses problemas, esquecendo-se de mencionar, que entre eles estão pessoas que já tiveram responsabilidade directa na condução dos destinos deste país, ( como gestores de empresas públicas pagos a peso de ouro, como secretários de Estado, como ministros, etc) que logo as televisões, obedientemente, lhes amplificam a goela e comentadores super especializados lhes vêm tecer louvores, elogiando-lhes a sagacidade da análise e ignorando as suas responsabilidades, nunca os questionando sobre a sua falta de capacidade nos cargos que ocuparam, ou sobre a pertinência e razoabilidade ( o porquê!!!) de opções que tomaram e que hoje sem o mínimo de vergonha, vêm a público criticar!
A imprensa regional, domesticada e bem comportada, serve os interesses dos caciques locais, que normalmente são donos de empresas, que são proprietárias dos poucos títulos com alguma expressão, mas onde cada vez se faz menos jornalismo e mais se faz notar a voz do dono, como critério principal de redacção.
O sensacionalismo triunfou sobre o critério, temos um jornalismo apático, conservador e, principalmente nos meios audiovisuais, de uma parcialidade que pouco difere do público para o privado, e que está ao nível do que acontece em muitos países, onde a liberdade de informação é uma luta que ainda não foi ganha.
A falta de exigência do possível público espectador/leitor ( muito menos) também é evidente e isso tem jogado a favor deste status que propicia e beneficia de um grande vazio cultural, que afecta uma massa cada vez maior de gente, e essa incultura é transversal a toda a sociedade, sendo de maior preocupação ao nível das pessoas com graus académicos superiores, mas com níveis de cultura geral muitíssimo baixos. Também nos extratos com maior rendimento económico o nível cultural tem descido, o que demonstra que não é só entre os mais desfavorecidos, com poucas hipóteses de adquirir outro tipo de informação senão a que é massificada, que a falta de cultura impera (basta reparar no bom gosto do nosso "comendador" Joe Berardo mais o seu lindo jardim no Bombarral). Esta nova ordem social é totalmente dominada por motivações egoístas de "sucesso" a qualquer preço, e "sucesso" é o que se pode medir em termos de popularidade, dinheiro e luxos. O resto, o que não dá "satus", não é valorizado, sendo que a excelência intelectual só tem mérito para meia dúzia de gente esquisita, que é vista quase como uma seita. É aliás muito comum a palavra "intelctual" ser usada quase como um insulto, ou pelo menos como uma coisa menor, em muitas entrevistas dadas pelas novas estrelas do nosso também recauchutado jet-set!
Com tudo isto, quem se admira que entre os nossos políticos, sejam os que mais aparentam ser, do que os que efectivamente são, a ascender aos cargos de poder? O que valorizam mais em Sócrates aqueles indefectíveis que, contra todas as evidências de falta de carácter, de capacidades de liderança, de desonestidade política, de arrogância autoritária, beijam o chão que ele pisa? A sua qualidade como 1º ministro, ou a imagem cuidadosamente fabricada político em falsete?
Para não falar de Luís Filipe Menezes, Santana Lopes ou da obscenidade política que é Paulo Portas!!
Esta é a sociedade do (mau) espectáculo e do facilitismo ostentatório. Um bom par de mamas e um belo tutú são quase garantia, se se tiver a ousadia de se bem servir deles, de se ter algum sucesso, se mais não puder ser, após uns esquemas teelvisivos manhosos, acabar casada com um futebolista, um craque, dos que diz bem do mister, fala dele próprio na 3ªpessoa e ganha balúrdios livres de impostos.
Habituados a nada questionar, a incompreensão contra aqueles que se questionam e reinvindicam melhores condições sociais, ou laborais, é um dos estigmas que acompanha essa nova espécie de analfabetos, que não abrangendo mais do que o que lhes põem à frente do nariz, se refugia na maledicência para ocultar as suas próprias deficiências. É neste mar de intolerância e ignorância que navegam e prosperam todos os oportunistas, desde o bandido comum, o proxeneta, o político corrupto...
E como já dizia Jorge Maravilha
prenhe de razão
mais vale uma filha na mão
do que dois pais sobrevoando!!
Você não gosta de mim
a sua filha gosta
Você não gosta de mim
a sua filha gosta!
Jorge Maravilha
canta Chico Buarque

quarta-feira, março 12, 2008

A espuma dos dias

É noite. Estou cansado e atordoado. Hoje, por pouco, não vi quatro desgraçados a meterem-se debaixo de um comboio. Cheguei pouco depois, e o que vi bastou. Ando todos os dias na estrada e sei o que o cansaço desta rotina de anos nos leva por vezes ao relaxe, que pode ser a causa da tragédia.

Olho este espaço onde tantas vezes me derramo, estou com pouca pica, de facto, e o que vejo não me estimula. Este blogue está sem vida. Hoje não há nada para ninguém. Amanhã, veremos como estará (como estarei?)

domingo, março 09, 2008

Chumbada


Não foi um mar... foi um oceano de gente, na sua quase totalidade professores, vindos de todo o país, para, uma vez mais, mostrarem a sua indignação, pela forma como o Ministério da Educação, nomeadamente a Ministra Maria de Lurdes Rodrigues, e o governo de José Sócrates têm olhado para o Ensino.



Desta manifestação, podemos tirar algumas ilações:

1- Só se for completamente cega ( polìticamente falando) a ministra não levará em conta a enormidade do protesto, não podendo continuar a esconder-se em bravatas e numa postura arrogante, que é, por si só, uma das razões que levam a que os protestos tenham a dimensão que têm.

2- Não basta aos professores, se querem lutar pela dignidade das suas carreiras e terem sucesso no seu combate, ficarem-se por protestos, mesmo que de extraordinária dimensão, como foi este. Têm que conquistar para o seu lado outros sectores da vida portuguesa que ainda não compreendem as razões do protesto, e que os têm acusado de apenas olharem para o seu umbigo, numa visão corporativista e interesseira. Essa atitude pedagógica é necessária, pois mesmo entre os próprios, há quem não tenha assimilado que está muito mais em jogo do que o estatuto de carreiras ou as avaliações, que sendo razão fortes de protesto, fazem parte de políticas, que estão a pôr em causa a qualidade e a viabilidade do Ensino Público em Portugal.

3- No meio da manifestação, um cartaz chamou-me negativamente a atenção: "se isto é democracia, então volta, Salazar". Não há pachorra para esta gente. Era só um no meio de milhares, mas mesmo assim serve para demonstrar que ainda há muito a fazer para evitar que, em muitas escolas, o 25 de Abril e a Democracia, sejam menorizados por quem tem a responsabilidade na educação de crianças.

Snowmass disse...

Um poema, sem cuecas...para juntar ao post!


Poemas para todas as mulheres

Vinicius de Moraes


No teu branco seio eu choro.
Minhas lágrimas descem pelo teu ventre
E se embebedam do perfume do teu sexo.
Mulher, que máquina és, que só me tens desesperado
Confuso, criança para te conter!
Oh, não feches os teus braços sobre a minha tristeza não!
Ah, não abandones a tua boca à minha inocência, não!
Homem sou belo
Macho sou forte, poeta sou altíssimo
E só a pureza me ama e ela é em mim uma cidade e tem mil e uma portas.
Ai! teus cabelos recendem à flor da murta
Melhor seria morrer ou ver-te morta
E nunca, nunca poder te tocar!
Mas, fauno, sinto o vento do mar roçar-me os braços
Anjo, sinto o calor do vento nas espumas
Passarinho, sinto o ninho nos teus pêlos...
Correi, correi, ó lágrimas saudosas
Afogai-me, tirai-me deste tempo
Levai-me para o campo das estrelas
Entregai-me depressa à lua cheia
Dai-me o poder vagaroso do soneto, dai-me a iluminação das odes, dai-me o [cântico dos cânticos
Que eu não posso mais, ai!
Que esta mulher me devora!
Que eu quero fugir, quero a minha mãezinha quero o colo de Nossa Senhora!


Poema extraído do livro "Vinicius de Moraes — Poesia completa e Prosa", Editora Nova Aguillar — Rio de Janeiro, 1998, pág. 262.

sábado, março 08, 2008

8 de Março - Dia da Mulher


Derrotas Domésticas

deve ter sido muito difícil
degolar as enguias
sem cortar os dedos
desviar-te para que não te envolvessem
as escamas do besugo
fugir do nó corredio dos lençóis

nas noites opacas
que batalhas contra os grãos-de-bico
crescendo disformes na água que absurda tarefa
separar as lentilhas do arroz
que impotência
quando o leite fervido vai por fora
inevitavelmente

e se a barafunda das frigideiras
não te deixava ouvir música
se o teu francês e alemão
eram inúteis contra a gordura dos fogões
se os canos de água berram como crianças
ou gaivotas e as batatas se pegam
ao fundo da panela

mãe
como é que estás a sorrir nas fotos?

Marilar Aleixandre
Catálogo de Venenos(Tradução de Paula Cruz)

terça-feira, março 04, 2008

Assim se faz Portugal, uns vão bem e outros mal!!



A vida não corre bem a muita gente, é um dado adquirido e essa verdade atingiu com um impacto inusitado a mona de muito pacífico e desprevenido cidadão que do trabalho para o sofá e do sofá para a cama, deixava correr os dias com prazenteira certeza de que há sempre alguém que resolve as coisas e que tudo acaba bem e todos seríamos felizes para sempre.
A cartuchada acertou bem entre os olhos, e se em muita cabecinha apenas fez ruído de ôco, noutras abriu um precedente que pode ser muito preocupante: pôs essas tolinhas a pensar, os cerebrozinhos que há muito não se usava usar - a não ser para as tarefas rotineiras, com a massa cinzenta em ponto morto - entraram em funcionamento acelerado, queimando em alguns os poucos neurónios que tinham, e ei-los, vermelhos... não, é melhor dizer "encarnados" de cólera a dizerem mal da vida, "a culpa é dos partidos, do 25 de Abril, dos sindicatos e blablabla, com o Salazar não havia nada disto, andava tudo na linha..."
Noutros casos, porém, a coisa piou fino, e eis que, ressurgidos ninguém sabe de onde, mas que lá estavam, estavam, latentes nos recônditos abismos do inconsciente e à espera de ocasião para se manifestarem, os temíveis ímpetos reivindicativos, a vontade igualitária, o desejo de justiça, a solidariedade, a vontade de resistir!
E por isso têm vindo para a rua, dizer que em Portugal há quem queira lutar por aquilo que nos ensinaram ser o mínimo das condições de dignidade de um povo que aspira a ser capaz de viver em Democracia: Saúde para todos, Educação para todos e trabalho, digno e justamente remunerado. Isto é o básico, há muito mais a exigir, mas até isto nos têm negado.
Para os que acordaram, foi um choque, sentiram que foram traídos, mas ainda vão a tempo. Cada vez serão mais. E é urgente que mais se juntem, porque todos somos poucos, e o inimigo é poderoso e traiçoeiro. Sócrates e o seu governo são apenas a ponta de um imenso iceberg. Mas há que os desmascarar, a eles e às suas políticas
retrógradas e comprometidas com o que mais há de prepotente e reaccionário.

Redfish

domingo, março 02, 2008

Não se pode estar em descanso que o Mundo não perdoa


Enquanto nós aproveitámos o fim de semana para recuperar forças, o mundo não parou. Esta semana promete!!! Começamos em Leiria com mais uma manifestação de professores. A Ministra mais contestada na actual conjuntura está fragilizada, mas será bom que se entenda que a sua possível demissão, em nada virá alterar as políticas deste governo, como aliás ficou bem patente no caso da Saúde.

Esta tem de ser uma luta por um melhor ensino, nao pode ser uma luta apenas dos professores, que têm razão nas suas revindicações, mas o que está em causa é todo o edifício em que está estruturada a escola pública.

Os 16 ilustres Portugueses/ Jornal Público


Não queria acreditar no que estava a ler!

O jornal "O Público" lá vai, paulatinamente e perante a nossa indiferença, fazendo a lavagem de um dos periodos mais negros da nossa história .
Referimo-nos á ditatura fascista de A.O. Salazar.
Dos 16 ilustres portugueses (segundo eles), do século XX , de que irão fazer a bibliografia, no que á politica se refere só aparecem dois : Salazar e Marcelo Caetano.
Vergonhosa provocação!
O Ditador Salazar foi um ilustre Português?
O teórico do corporativismo fascista, Marcelo Caetano foi um ilustre Português?
E quando falarem de iustres Estrangeiros, do século XX, vão falar do ilustre cidadão soviético Stalin?
Ou do ilustre Alemão Hitler?
Ou do ilustre Argentino Pinochet?
Mas mais grave é a maneira como descrevem, em traços largos as biografias de ambos, tentando dar do seu periodo de poder uma imagem quasi democrática.! A Salazar chamam "figura polémica"!
A Constituição portuguesa interdita movimentos e/ou partidos políticos que se alicercem na ideologia fascista, xenófoba e racista.
Não proibirá também, a "propaganda"da mesma ideologia?
O que faz o Público se não a propaganda dessa ideologia ao denominar como ilustres portugueses, esses dois facinoras?
E ainda por cima, em todo o seculo XX Portugues, que foi tão rico em politicos de nomeada, a escolha caiu sobre os dois fascistas e mais ninguém!
Sinto nauseas e nojo
Cuspujá