segunda-feira, outubro 09, 2006



Não sei se percebes, mas a vida é isto, diz-me o Chico que é esperto. Organiza-te, adapta-te, moderniza-te, domas?- diz-me o Chico esperto. Ele de facto adapta-se, e adapta tudo, a bem do turismo, a bem da nação, a bem dos seus e dos deles, ele vende understands, comprends, verchtets, capiccis e por aí fora conforme o estranja que lhe cair na sopa. Assim se vai fazendo este país de ex- marinheiros, com a esperteza saloia promovida a instituição, a " Floribela" a vedeta da canção, e os " Morangos" a obrigação: quem tem o que tem e não refila, mais não merece. Um país de iletrados, maus profissionais nos seus misteres por falta de cultura, fàcilmente manipuláveis e iludíveis, por quem tenha poder para isso, fazem de Portugal um país cada vez mais medíocre, onde quem destoa é apontado, onde a palavra intelectual é usada como insulto, onde querer saber é cada vez mais um combate muitas vezes perdido.

Saber, aprender, compreender, ler, informar, solidarizar, democratizar, dar, partilhar. O que tem tudo isto em comum? È simples!! Uma sociedade democrática, solidária, é forçosamente culta: informada; partilha informação: ler-»compreender-» aprender-» progredir!!

Uma sociedade autoritária, é fechada, não solidária, vive ocultando os seus excessos, os seus podres, a sua incultura, a sua falta de democracia.

É por isso que hoje, em Leiria, vemos com muita apreensão o que se passa com a nossa imprensa regional.

A sistemática ocultação de notícias, a manipulação de informação, o seguidismo e a bajulação mais serôdia fazem lembrar muito do que nós queremos esquecer e que pensávamos nunca mais voltar a encontrar em Portugal, pós 25 de Abril. Será que sempre é verdade, que em terra de cegos quem tem um olho, mesmo vesgo, é rei? Será que não há maior cego que aquele que não quer ver? Será que quem cala consente? Será que oque os olhos não vêem o coração não sente? Será que são bem- aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus? Será que não querem uns understands e una birra?

Redfishateado

Sem comentários: