domingo, dezembro 31, 2006



Meus amigos, este Blog está até 3 de Janeiro de férias.

Para todos os que apoiam as arbritariedades de Sócrates e seus ministros, as leviandades e falta de critério de Isabel Damasceno e seus pares, aos amigos Portugueses de George W Bush e seus cães de guerra, dedicamos este postal de Natal.

A todos os outros, desejamos um ano de 2007 cheio de saúde e força para darmos luta a esta cambada.

Até breve

quinta-feira, dezembro 07, 2006


O ARTESÃO

O ar tesão ( nato) é o ar do artesão quando
em artesanato assim como o sol dado é o
ar do soldado quando em ar tesão.


Lit.- «não havia braço que não pudesse rom-
per o tesão da água.», Dic. de Marinha, 505.
« Correm as águas como sangue», id.


Mário Cesariny

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Onde raio parará a "Moira Encantada"?



Lembram-se como era? Não foi há muito tempo!!!

No canto direito o edifício da Misericórdia, o antigo Hospital, onde durante anos se investiu dinheiro a rodos, com obras que se prolongaram por quase 2 décadas, e que tem estado abandonado desde a construção do Hospital Santo André, que, já que se fala nele, está também (já!!!) em obras de recuperação. Nada que uns milhares de Euros não resolvam! Quanto a chamar à pedra os responsáveis pela péssima qualidade do edificado, estamos conversados. Para quem seja mais esquecido, este e outros hospitais,foram erguidos muito rápida e eficazmente, para serem apresentados como trunfo eleitoral para ajudar Cavaco Silva a atingir a maioria absoluta.

Quanto ao velho hospital, parece que se vai transformar num lar, com algumas valências diferenciadas ( fala-se em creches, etc). Menos mal! Pena que a fachada oeste tenha pela frente um lindíssimo edifício que além de lhe tapar o sol e as vistas do rio, entra pela rua dentro num arrojado pormenor arquitectónico bem ao estilo leiriense.

Em Coimbra caiu um edifício na baixa e só por milagre não há a lamentar mortes. Edifício em alto estado de degradação, tinha levado a câmara a actuar dias antes, tendo-o isolado e desalojado os seus ocupantes. Inexplicavelmente, depois alguem mudou de ideias e tudo voltou à normalidade. Foi sorte, e agora seguir-se-ão os inquéritos do costume para apurar...E em Leiria? Quem arrisca um passeio no centro histórico sem sentir um justificado receio pelo estado de degradação de alguns edifícios? Se nada se fizer e ràpidamente, poderemos vir a lamentá-lo e muito. Além de que o Centro Histórico merece que se lute por ele, pois é o coração da cidade ( uma cidade que se foi desfigurando em abortos de betão) e ainda conserva e transmite alguma dignidade e beleza.

Redfish

terça-feira, novembro 28, 2006

A Câmara mete água



«Requalificação do Rossio de Leiria com sete concorrentes »



«O projecto para requalificar o Rossio da cidade de Leiria, que criará uma ampla zona com espaços verdes, recebeu sete propostas. À chamada da LeiriaPolis, entidade que lançou o concurso, responderam as empresas Oliveiras, Vibeiras/Mota-Engil, Bosogol/A Encosta/Manuel Gomes António, Alberto Couto Alves, João Cerejo dos Santos, Lena – Engenharia e Construções e Alexandre Barbosa Borges.As propostas variaram entre 1 484 715 euros e 2 825 514 euros, tendo pertencido, respectivamente, à empresa Oliveiras e à Alexandre Barbosa Borges.A obra, que terá um prazo de execução de 150 dias, prevê o alargamento dos espaços verdes da zona, actualmente confinados ao Jardim Luís de Camões, a requalificação do piso e a eliminação do estacionamento naquele local.Paralelamente, o projecto contempla a criação de pequenas áreas multiusos, o reforço da iluminação, a substituição do mobiliário urbano e a mudança de local de algumas estátuas. »

Esta era uma notícia exactamente do dia 30 de Novembro de 2005.
Um ano já passou desde esta data! Como está o nóvel Rossio?
Novos espaços verdes? Aquilo é só calçada!!! E para agravar, com as chuvas dos últimos dias, 2 árvores centenárias, muito desajeitadamente, "suicidaram-se". É uma enorme coincidência que estas árvores que tanta tempestade já aguentaram, tenham sucumbido logo após estas "maravilhosas" obras. Será má língua, ou a queda das ilustres centenárias terá a sua explicação no pequeno pormenor, de que com as obras lhes cortaram as suas também centenárias raízes?
Só perguntando a quem as fez, não é? Duvido no entanto que obtenhamos resposta.
Só uma coisa é certa. Este executivo mete muito mais água do que a chuva, e faz muito pior a Leiria que qualquer tempestade.

Redfish

terça-feira, novembro 14, 2006

Revolução vazia



Os caminhos estavam todos marcados a tinta no mapa

eram, contudo, poucos os que não iam dar a Roma

paredes meias com adolescentes suicidas

Padres presunçosos destilavam hóstias de orgulho macho

e o ninho da serpente estava, como de costume, ocupado

A culpa é fêmea bradavam, é sempre a fêmea

E no clamor dos seus destemperos exigiam justiça

como se a vingança pudesse esconder o despudor

com que os negócios da Divindade se cruzam com os de Hipócrates

o vazio dos discursos, o vazio moral dos donos da Moral

o engano em doses industriais, a farsa como panaceia de todos os cancros

que metastizam na leveza singela de uma opção:

ser honesto sem ser crente, ser coerente sem ser cego

ter visão sem ser vidente, ter mais que um mapa à mão

e escolher os caminhos que se quer seguir,

o sol pelas costas, rumo desorientado, vento nas ventas

olá aqui há gato, diremos ansiosos

e se não nos portarmos bem

sentamo-nos e esperamos pelo próximo referendo,

talvez à nossa intrépida perseverança

ou aos solavancos estóicos da nossa alma?

Poderá ser, mas continúo a achar que devemos desconfiar

de todos os que apregoam certezas e desfilam virtudes.

Por muito latim que falem!!

Ita missa est.

Amen

Redfish

quarta-feira, novembro 08, 2006

segunda-feira, outubro 30, 2006

AI, o que vai ser de ti, Isabel Damasceno?


O Dr. Zé António e os seus amigos, deram uma sova no "Delfim" da Damasceno (Poço de seu nome) que até meteu impressão, e agora onde se vai meter ela?
E o finório da Batalha, (Frazão), vai ter que falar mais baixinho..ou deu-lhe geito?
Esperemos pelos próximos capitulos .

Ceroulas á espreita!

sexta-feira, outubro 27, 2006

quarta-feira, outubro 25, 2006

Descubra as diferenças



Notícia bombástica: Os partidos concorrentes às eleições têm as contas ilegais. Aqueles que se apresentam para ser os governantes deste país e que exigem ao povo "ónesto" que tire das suas parcas economias um bom quinhão para sustentar este Estado chupista, quando chega a vez deles fazerem o mesmo, tá quieto, não o fazem e ainda arranjam desculpas, esfarrapadas a maior parte delas. Foi o bom e o bonito. Nos jornais e nas rádios, já para não falar na tv , era só gente do PS e do PSD com ar inocente a dizer "que bem queriam, pois, mas não foram capazes, mas para a próxima..."
E no fórum da TSF, e na Antena Aberta da Antena 1, foi ouvir o povinho, desde o empresário ao humilde trabalhador, passando pelo desempregado, e sem esquecer as donas de casa e outros mais que eu não lembro, a zurzir em todos os partidos da Direita à Esquerda, o mote foi o do costume, são todos iguais, uns bandidos que nos enganam e nós gente de bem, ( e pelos vistos burros como cerdos, porque andamos nisto há mais de 30 anos e ainda não fomos para lá nós fazer melhor, mandamos para lá sempre os mesmos!!!) é que sustentamos esta cambada, etc e tal.
Esta é uma das mais eficazes formas de manipulação informativa. 1-O facto: ilegalidades, irregularidades
2- Os autores: os partidos políticos que concorreram às eleições 3- Desmentidos e explicações: PS e PSD
Todos os outros não são ouvidos nem tidos em conta nos principais canais, na SIC Notícias todos os partidos com assento parlamentar foram ouvidos... todos? Não! Para a SIC o BE não conta. Mas passemos adiante e falemos do que deveria ser esclarecido.
1- Concorreram às eleições muitos mais partidos dos que os que têm deputados eleitos
2- Há enormes diferenças entre o dinheiro gasto pelos diversos partidos nas eleições, com o PSD, o PS e o
CDS a destacarem-se na despesa feita.
3- Há que definir a diferença entre ilegalidades e irregularidades, ou seja, entre actos ilegais e erros de ordem burocrática,por exemplo.
4- Houve partidos que apresentaram contas correctas. O BE, por exemplo. Houve quem não apresentasse contas, sequer!!!
5- A própria lei tem contradições e parece ser feita para não ser cumprida! Todos os partidos se queixaram dela. TODOS! Mas o PS e o PSD votaram nela, quando foi aprovada no Parlamento. O BE foi contra.
Agora, é baralhar e tornar a dar. Tudo esclarecido e nem todos os Partidos nem todos os políticos seriam tão iguais como nos querem fazer crer!!

Não pretendo aqui ser advogado de defesa de ninguém, nem para tal fui encomendado. Apenas pretendo abrir mais uma vez a discussão. A quem serve esta imprensa? A quem interessa a descridibilização da política?

Redfish

CARTA ABERTA AO ENGENHEIRO

JOSÉ SÓCRATES



Esta é a terceira carta que lhe dirijo. As duas primeiras motivadas por um convite que formulou mas não honrou, ficaram descortesmente sem resposta. A forma escolhida para a presente é obviamente retórica e assenta NUM DIREITO QUE O SENHOR AINDA NÃO ELIMINOU: o de manifestar publicamente indignação perante a mentira e as opções injustas e erradas da governação.

Por acção e omissão, o Senhor deu uma boa achega à ideia, que ultimamente ganhou forma na sociedade portuguesa, segundo a qual os funcionários públicos seriam os responsáveis primeiros pelo descalabro das contas do Estado e pelos malefícios da nossa economia. Sendo a administração pública a própria imagem do Estado junto do cidadão comum, é quase masoquista o seu comportamento.

Desminta, se puder, o que passo a afirmar:

1.º Do Statics in Focus n.º 41/2004, produzido pelo departamento oficial de estatísticas da União Europeia, retira-se que a despesa portuguesa com os salários e benefícios sociais dos funcionários públicos é inferior à mesma despesa média dos restantes países da Zona Euro.

2.º Outra publicação da Comissão Europeia, L´Emploi en Europe 2003, permite comparar a percentagem dos empregados do Estado em relação à totalidade dos empregados de cada país da Europa dos 12. E o que vemos? Que em média nessa Europa 25,6 por cento dos empregados são empregados do Estado, enquanto em Portugal essa percentagem é de apenas 18 por cento. Ou seja, a mais baixa dos 12 países, com excepção da Espanha.

As ricas Dinamarca e Suécia têm quase o dobro, respectivamente 32 e 32,6 por cento. Se fosse directa a relação entre o peso da administração pública e o défice, como estaria o défice destes dois países?

3º. Um dos slogans mais usados é do peso das despesas da saúde. A insuspeita OCDE diz que na Europa dos 15 o gasto médio por habitante é de 1458. Em Portugal esse gasto é . 758. Todos os restantes países, com excepção da Grécia, gastam mais que nós. A França 2730, a Austria 2139, a Irlanda 1688, a Finlândia 1539, a Dinamarca 1799, etc.

Com o anterior não pretendo dizer que a administração pública é um poço de virtudes. Não é. Presta serviços que não justificam o dinheiro que consome. Particularmente na saúde, na educação e na justiça. É um santuário de burocracia, de ineficiência e de ineficácia. Mas infelizmente os mesmos paradigmas são transferíveis para o sector privado. Donde a questão não reside no maniqueísmo em que o Senhor e o seu ministro das Finanças caíram, lançando um perigoso anátema sobre o funcionalismo público. A questão reside em corrigir o que está mal, seja público, seja privado. A questão reside em fazer escolhas acertadas. O Senhor optou pelas piores . De entre muitas razões que o espaço não permite, deixe-me que lhe aponte duas:

1.º Sobre o sistema de reformas dos funcionários públicos têm-se dito barbaridades . Como é sabido, a taxa social sobre os salários cifra-se em 34,75 por cento (11 por cento pagos pelo trabalhador, 23,75 por cento pagos pelo patrão ).

OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PAGAM OS SEUS 11 POR CENTO! .

Mas O SEU PATRÃO ESTADO NÃO ENTREGA MENSALMENTE À CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES, COMO LHE COMPETIA E EXIGE AOS DEMAIS EMPREGADORES, os seus 23,75 por cento. E é assim que as "transferências" orçamentais assumem perante a opinião pública não esclarecida o odioso de serem formas de sugar os dinheiros públicos.

Por outro lado, todos os funcionários públicos que entraram ao serviço em Setembro de 1993 já verão a sua reforma ser calculada segundo os critérios aplicados aos restantes portugueses. Estamos a falar de quase metade dos activos. E o sistema estabilizará nessa base em pouco mais de uma década.

Mas o seu pior erro, Senhor Engenheiro, foi ter escolhido para artífice das iniquidades que subjazem á sua política o ministro Campos e Cunha, que não teve pruridos políticos, morais ou éticos por acumular aos seus 7.000 Euros de salário, os 8.000 de uma reforma conseguida aos 49 anos de idade e com 6 anos de serviço. E com a agravante de a obscena decisão legal que a suporta ter origem numa proposta de um colégio de que o próprio fazia parte.

2.º Quando escolheu aumentar os impostos, viu o défice e ignorou a economia. Foi ao arrepio do que se passa na Europa. A Finlândia dos seus encantos, baixou-os em 4 pontos percentuais, a Suécia em 3,3 e a Alemanha em 3,2.

3º Por outro lado, fala em austeridade de cátedra, e é apologista juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da implosão de uma torre ( Prédio Coutinho ) onde vivem mais de 300 pessoas. Quanto vão custar essas indemnizações, mais a indemnização milionária que pede o arquitecto que a construiu, além do derrube em si?

4º Por que não defende V. Exa a mesma implosão de uma outra torre, na Covilhã ( ver ' Correio da Manhã ' de 17/10/2005 ) , em tempos defendida pela Câmara, e que agora já não vai abaixo? Será porque o autor do projecto é o Arquitecto Fernando Pinto de Sousa, por acaso pai do Senhor Engenheiro, Primeiro Ministro deste país?

Por que não optou por cobrar os 3,2 mil milhões de Euros que as empresas privadas devem à Segurança Social ?
Por que não pôs em prática um plano para fazer a execução das dívidas fiscais pendentes nos tribunais Tributários e que somam 20 mil milhões de Euros ?
Por que não actuou do lado dos benefícios fiscais que em 2004 significaram 1.000 milhões de Euros ?
Por que não modificou o quadro legal que permite aos bancos , que duplicaram lucros em época recessiva, pagar apenas 13 por cento de impostos ?
Por que não renovou a famigerada Reserva Fiscal de Investimento que permitiu à PT não pagar impostos pelos prejuízos que teve no Brasil, o que, por junto, representará cerca de 6.500 milhões de Euros de receita perdida ?


A Verdade e a Coragem foram atributos que Vossa Excelência invocou para se diferenciar dos seus opositores.



QUANDO SUBIU OS IMPOSTOS, QUE PERANTE MILHÕES DE PORTUGUESES GARANTIU QUE NÃO SUBIRIA ,

FICÁMOS TODOS ESCLARECIDOS SOBRE A SUA VERDADE.



QUANDO ELEGEU OS DESEMPREGADOS , OS REFORMADOS E OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS COMO PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE COMBATE AO DÉFICE,

PERCEBEMOS DE QUE TEOR É A SUA CORAGEM

quinta-feira, outubro 19, 2006

Adivinha

Gostaram da "boca" do autarca PSD de Òbidos sobre a Isabel Damasceno?
Adivinhem quem está por detrás do rapaz?
O autarca das Caldas? O "Barreirinhas Duarte? ou Outrém?


Ceroulas

quarta-feira, outubro 18, 2006

Direitos empedernidos


Como não?
Assim até dá gosto!
Que é isso de direitos?
Somos todos uns rafeiros
E somos muitos, aposto
Masoquismo a quanto obrigas
O Paraíso ali à porta
Sofre, sofre meu menino
Que no Céu é tudo grátis
E com desconto para incontinentes
Sem excluir todos os assinantes
Do Cavaleiro da Imaculada
E as virgens excitadas
Das últimas ceias da Opus Dei
E os machos latinos
Das conversas em família maçónica
Operários em desconstrução do socialismo
Neo-fazedores das latrinas velho-liberais
Comerciantes de princípios,
E, sobretudo, Tu!
Tu, meu herói, Rei dos Tansos
Tu, meu amor translúcido e obediente,
Tu, querida cobaia de todos os cremes de beleza
Deste capitalismo travestido de felicidade
Tu, crente, cretino, cremado, criado, crispado
Tu, ave doméstica com as asas decepadas
Tu, que hipotecaste o sonho de voar por um ecrã de plasma
E vendeste os tomates para jogares no Euromilhões
Tu, que aprendeste que a ética não mata a fome
E aprendeste tão bem que já não sabes o que é
A Solidariedade
Nem acreditas… nem deixas de acreditar…já nem
Queres pensar, há quem pense por ti, eles
Os especialistas nas diversas Ciências e Artes
Os Scolaris da Economia e das Finanças
Os comentadores desportivos, o Bispo de Fátima
O Presidente da República, os assessores do presidente
As Ordens dos Advogados, dos Médicos
E a Associação Nacional das Farmácias
A Abelha Maia e, por fim,
O iceberg que afundou o Titanic,
Montanha gélida e submersa que navega satisfeita
E eficiente,
Arrombando os cascos de todos os navios à deriva
Neste mar de lágrimas,
Onde eu, apenas um Peixinho,
Luto arduamente para não me deixar apanhar
Nas redes que sempre atiram
Os patrões das Sereias que nos encantam
E adormecem.

sexta-feira, outubro 13, 2006

FORUM SOCIAL!

COMEÇA HOJE EM ALMADA O II FÓRUM SOCIAL
Às 15h de hoje tem início em Almada o II Fórum Social Português que se prolongará pelo fim-de-semana, culminando com uma manifestação no Domingo, às 15h a partir da Praça S. João Baptista. Hoje têm lugar duas conferências, ambas no Teatro Municipal de Almada: às 15h "Portugal numa Europa e num Mundo mais justos, solidários e pacíficos" e às 18h "Funções sociais do Estado e Serviços Públicos"

quinta-feira, outubro 12, 2006

Ah! Esta Assembleia Municipal!

Na última Assembleia, sómente o Bloco, e dois militantes do PSD, tiveram a coragem de de votar a favor da manutenção do aterro sanitário! Com os jornais a tentar minimizar a posição do Bloco, o assunto teria ficado por aqui.
Hoje, o Diário de Leiria noticia que "cinco municipios querem continuidade do aterro da Valorlis nos Parceiros". Só Leiria é que não!E o que é curioso é que os partidos que votaram contra em Leiria (CDS, PCP, PS e PSD,), votam a favor da manutenção nos outros municipios, com argumentos contrários aos invocados em Leiria.
A Camara que mais perto tem o aterro, a da Marinha, presidida pelo PCP, admite a manutenção do aterro naquele local!, quando em leiria, o mesmo partido votou contra "porque na sua opinião, os contratos são para se cumprir"
Perguntamos, o mesmo contrato cumpre-se em Leiria, e na Marinha não, porquê?
Ah! Santa Coerência!

Cuecas questionadoras

terça-feira, outubro 10, 2006

O ditador e o Museu


1933: Faz ratificar a nova Constituição (corporativa); cria a PVDE, polícia política; proíbe as oposições, impõe o partido único, regime totalitário. - 1936: Na Guerra Civil de Espanha apoia Franco; cria a Legião Portuguesa e a Mocidade Portuguesa; abre as colónias penais do Tarrafal e de Peniche - 1937: Escapa a um atentado dos anarquistas.- 1939: Iniciada a Segunda Guerra Mundial, Salazar conseguirá manter a neutralidade(?) do país. - 1940: Exposição do Mundo Português. - 1943: Cede aos Aliados uma base militar nos Açores. - 1945: A PIDE substitui a PVDE. - 1949: Contra Norton de Matos, Carmona é reeleito Presidente da República; Portugal é admitido como membro da NATO. - 1951: Contra Quintão Meireles, Craveiro Lopes é eleito Presidente da República. - 1958: Contra Humberto Delgado, Américo Tomás é eleito Presidente da República; o Bispo do Porto critica a política salazarista - 1961: 22/01, assalto ao Sta. Maria; 04/02, assalto às prisões de Luanda; 11/03, tentativa de golpe de Botelho Moniz; 21/04, resolução da ONU condenando a política africana de Portugal; 19/12, a União Indiana invade Goa, Damão e Diu; 31/12/61 para 01/01/62, revolta de Beja. - 1963: O PAIGC abre nova frente de batalha na Guiné. - 1964:A FRELIMO inicia a luta pela independência, em Moçambique. - 1965: Crise académica; a PIDE assassina Delgado. - 1966: Salazar inaugura a ponte sobre o Tejo. - 1968:Nova Crise académica ; Salazar cai de uma cadeira e fica mentalmente diminuído. - 1970: Morte do ditador.

E faz-se... na sua terra natal um museu!!!
"Cuecas danadas"

segunda-feira, outubro 09, 2006



Não sei se percebes, mas a vida é isto, diz-me o Chico que é esperto. Organiza-te, adapta-te, moderniza-te, domas?- diz-me o Chico esperto. Ele de facto adapta-se, e adapta tudo, a bem do turismo, a bem da nação, a bem dos seus e dos deles, ele vende understands, comprends, verchtets, capiccis e por aí fora conforme o estranja que lhe cair na sopa. Assim se vai fazendo este país de ex- marinheiros, com a esperteza saloia promovida a instituição, a " Floribela" a vedeta da canção, e os " Morangos" a obrigação: quem tem o que tem e não refila, mais não merece. Um país de iletrados, maus profissionais nos seus misteres por falta de cultura, fàcilmente manipuláveis e iludíveis, por quem tenha poder para isso, fazem de Portugal um país cada vez mais medíocre, onde quem destoa é apontado, onde a palavra intelectual é usada como insulto, onde querer saber é cada vez mais um combate muitas vezes perdido.

Saber, aprender, compreender, ler, informar, solidarizar, democratizar, dar, partilhar. O que tem tudo isto em comum? È simples!! Uma sociedade democrática, solidária, é forçosamente culta: informada; partilha informação: ler-»compreender-» aprender-» progredir!!

Uma sociedade autoritária, é fechada, não solidária, vive ocultando os seus excessos, os seus podres, a sua incultura, a sua falta de democracia.

É por isso que hoje, em Leiria, vemos com muita apreensão o que se passa com a nossa imprensa regional.

A sistemática ocultação de notícias, a manipulação de informação, o seguidismo e a bajulação mais serôdia fazem lembrar muito do que nós queremos esquecer e que pensávamos nunca mais voltar a encontrar em Portugal, pós 25 de Abril. Será que sempre é verdade, que em terra de cegos quem tem um olho, mesmo vesgo, é rei? Será que não há maior cego que aquele que não quer ver? Será que quem cala consente? Será que oque os olhos não vêem o coração não sente? Será que são bem- aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus? Será que não querem uns understands e una birra?

Redfishateado

domingo, outubro 08, 2006

Damasceno e a não privatização da àgua

Finalmente da presidente da CAMARA DE LEIRIA, uma boa noticia :
Na ultima A. Municipal Isabel Damasceno afirmou peremptóriamente que era totalmente contra a privatização da água.

Bem _Haja Isabelita


peixe contente

sexta-feira, outubro 06, 2006

O Protesto dos Profs!

Greve marcada para 17 e 18 de Outubro
MAIS DE 20 MIL PROFESSORES PROTESTARAM NA RUA.


PRA FRENTE PESSOAL

Assembleia Municipal de Leiria

Dia 29 de Setembro a A. M. debruçõu-se sobre o aterro sanitário, sobre a proposta de Lei da finanças locais, sobre o aumento ou não do IMI; da Derrama, dos preços do estacionamento, etc.. o Região de Leiria (do grupo Lena) entendeu transmitir aos seus leitores tão sómente uma expressão da Isabel Damasceno em relação ao B.E., e uma "provocação" de um membro da Assembleia(do PS) a outro(do PSD) e a resposta deste e...nada mais. Não fez qualquer artigo sobre a A. Municipal!
Nem tão pouco resumiu o que se passou ou deu qualquer indicação sobre as votações!
Como sabemos a A. Municipal é tão só o orgão fiscalizador da autarquia, e o que decide sobre os assuntos mais importantes da mesma, já que os vereadores e a presidência fazem parte, sómente, do orgão executivo!
Quem informa o quê e para quem, ou melhor, quem boicota a informação?
E porquê?

"peixetriste"

quinta-feira, outubro 05, 2006

A Arte de Não Saber



Sempre que me ausento destas terras de Leiria sei que quando voltar tudo estará na mesma, ou melhor a vida seguirá uma via involutiva que progressivamente afasta a cidade/concelho/distrito da qualiddade que toda a população merece e quer, mesmo que não o saiba. Sobre o não saber, é giríssimo o que diz luis Sepúlveda no seu livro "O Poder dos Sonhos". Ele diz que o nã saber não deve ser confundido com a ignorância, "pois os ignorantes não costumam ser responsáveis pela sua triste condição. " E alerta para a "arte de não saber", que "se pratica a partir de uma rigorosa selecção daquilo que não convem saber, e, em consonância com essa selecção, oferece-se um substituto.... provém de uma visão ególatra e egocêntrica do mundo e da sociedade".
E dá exemplos de Arte de Não Saber, como do director da CIA, George Tenet, em que os americanos mais os aliados ingleses, simplesmente não sabiam que, 1 ano, 1 mês, 1dia antes da agressão ao Iraque, as aramas de destruição massiça tão valoruizadas, não existiam. Sustitui-se o Não Saber, então , por uma conclusão espantosa: Sadam era um ditador atroz, coisa que nenhum de nós sabia, está visto, até ele nos vir dizer!! Há mais exemplos desta Arte de Não Saber que Sepúlveda desmascara nas páginas dese O Poder dos Sonhos, que eu recomendo, vivamente.
Assim poderemos nós falar da Arte de Não Saber deste executivo Damascénico, quando do estádio? Podemos lembrar esta arte em Isabel Gonçalves e o cargo na Leirisport? E agora com a transferência do aterro, será que todos executivo e oposição e mais quem nisto está metido que o tratamento do lixo ficará bastante mais caro sem garantias de melhor servir? E as não notícias nos nossos principais média não são bons exemplos de Arte de Não Saber, mestre nisso não é o senhor José Manuel Fernandes?
É assim!! Fico fora uns tempos e dá-me para isto. Mas, sem que seja remédio para o esquecimento, nem desculpa para tudo o resto, nã esquecer que decorre o festival de Jazz em Leiria e na Marinha, sabe a pouco e está quase a acabar, é de aproveitar porque para o ano pode não haver, lembrem-se que se for para a frente a NOVA LEI DAS FINANÇAS LOCAIS que o Governo sócrates preparou, as câmaras vão ficar ainda mais dependentes das negociatas com as maiorais da constução civil, e como já é hábito será nas áreas sociais, cultura incluída, que haverá cortes.

Abraços bloguistas

Redfish

quarta-feira, outubro 04, 2006


Sabeis vós leiria em cuecas?

De quem é este Castelo de Leiria?
Dizem as normas de execução patrimonial (antigas nep´s dos tempos da tropa...) que pertence ao EP (Estado Português). Que agora é, não sei se uma República das bananas se uma casca de banana na qual andamos alguns de nós (aquela maioria silenciosa que nem sequer sabe refilar!...) a resvalar e a cair de cu...
Bem nos andam a tramar a vida, que o dinheiro dos cofres do tal EP só chegam para os políticos de carreira, para algumas castas de funcionários públicos e...os outros que se amanhem, mesmo que já tenham contribuído para a SS durante mais de 40 anos, tenham andado à nora pelas Áfricas e tenham levado uma vida a dar cabo dos miolos a fazer contas para viver...
Até um dia destes...agora que vos descobri, "leiria em cuecas".
É claro que vou espetar na ladeira para o Castelo mais um estandarte com um link para este blogue.
antonio (dispersamente)

domingo, outubro 01, 2006

Isabel gonçalves da Camara de Leiria

A candidata do CDS que é vereadora a tempo inteiro e além disso recebe choruda maquia por ser, também e ao mesmo tempo , administradora da mais que falida Leirisport, ao que soubemos faz também parte da Valorlis???
Será que de lá não vem "com quibus melones mercantur"? ( aquilo com o que se pode comprar melões—diz a tradutora do blog)

O Aterro e a Assembleia Municipal

Há cerca de um mês, era o "farrobadó"! Na Camara da Marinha tanto o PS, o PSD como a CDU eram a favor da manutenção do aterro!
Em Leiria Isabel Damasceno e seus muchachos eram acérrimos defensores da manutenção e faziam gala de tal facto.! O PS, como sempre, dividido, era mais para a manutenção que para a mudança.
Aconteceu que na Camara de Leiria foi votada por unanimidade a sua transferência!!!! e na A. Municipal CDU+PS+ PSD+CDS fotaram a favor da mudança,; só o B.E. acompanhado por dois ou três membros do PS e PSD, foi a favor da Manutenção do aterro, por ser a melhor e a mais económica solução para as populações dos seis concelhos!

quarta-feira, setembro 27, 2006

ATERRO SANITÁRIO DE LEIRIA


Apesar de ir custar mais de 410.000€ por ano, á Camara de Leiria, a transferência do lixo para Pombal, apesar de todos estarem de acordo em como a Valorlis é uma das mais eficientes empresas de tratamento de lixos, apesar de Leiria e Marinha Grande serem "os principais criadores de residuos" a grande distância das outras camaras,
apesar de tudo isto e de o lixo em Pombal não ser reciclável, e o ser em parte em Leiria,

PS+CDS+PSD, por motivos meramente eleitoralistas , votaram unanimemente a transferência do aterro para Pombal* !!!

Assim não vamos lá!

terça-feira, setembro 26, 2006

Até Jazz





Por motivos vários e nada extraordinários vou ter que me ausentar para outros aquários.
Vou, como de costume chateado, porque deixo cá os que me são queridos, e porque sei, que ao voltar, ainda teremos o estádio, a Leirisport, as ooooooobraaaaaaaas (uff!! nunca mais acabam!!) no jardim(???) e uma cidade invariavelmente chata para enfrentar no dia a dia. De facto parece que a esta gente a cultura assusta! Mas .....não!! Parece que vem aí o Festival de Jazz!! É de curta duração, por isso aproveitemos, que é do melhor que por cá se tem, e honra seja feita, até agora tem tido uma muito boa qualidade. Que assim seja este ano e que aumente a afluência de público, pois com gente que se queixa que aqui não passa nada e depois não aparece quando há, ficava o Magalhães Pessoa cheio! ( eh!eh!eh!) - esta teve pinta!!!
Até Jazz, então!
Fiquem bem

Redfish

quinta-feira, setembro 21, 2006

Adivinha?!

Qual foi o Tribunal e em que juízo ocorreu o despacho, numa insolvência, em que na Comissão de Credores, foi nomeado como Presidente da Comissão um Banco (que é credor hipotecário) que no mesmo despacho foi considerado como o representante dos trabalhadores nessa insolvência???

Brilhante, Hein!

DESEMPREGO !!!

E AS INSOLVÊNCIAS CONTINUAM A PROGREDIR.....

AGORA, DEPOIS DA DAMASO, TEMOS MAIS A "SERPRINT LDA" (decalcomanias) e "PEDROSAS LDA". (uma das maiores fábricas de móveis do País.. chegou a ter mais de 300 trabalhadores...).

quarta-feira, setembro 20, 2006

SEM COMENTÁRIOS


É SEMPRE A MESMA MELODIA

DIA 29 DE SETEMBRO REUNE-SE A ASSEMBLEIA MUNICIPAL, COM 21 PONTOS PARA DISCUSSÃO. A Camara não entregou ainda qualquer documento(em suporte de papel ou informático) para que os deputados possam estudar, minimamente, os assuntos e inclusivé poder discuti-los com a população, e isto apesar de diversas tomadas de posição em relação a tal assunto pelo deputado do B.E.
Existem muitas formas, mesmo legais, de "boicotar" quem quer discutir abertamente os problemas...até um dia!!!
Isabel Damasceno, que tem menos de 50 anos de idade, já tem uma reforma

como pensionista da Caixa Geral de Aposentação, no valor de " 2.891,69 € "!!!

Diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és !!!

ou
Bem prega Frei Tomás.....

terça-feira, setembro 19, 2006



Esta nossa Câmara é demais!!
Completamente lisa e com dívidas acumuladas que a deixam quase (?) econmicamente asfixiada, prepara-se para hipotecar ainda mais o futuro ( quem vier a seguir que se amanhe, que a Isabelinha já se terá safo!), recorrendo às receitas dos próximos 5 anos da EDP para minimizar os danos de tanto disparate que se fez.
Além do mais, a câmara perde dinheiro, mas quando se está à rasca, vale tudo. Foram-se os anéis e agora vão os dedos. Temo que quando se fôr embora este executivo, já nada de valor reste ao município.
Quando é que os Leirienses acordam?


Redfish

sábado, setembro 16, 2006



Esta é uma imagem que me toca profundamente, no mais profundo do meu coração de pai.

Este abnegado progenitor que mesmo em pleno exercício das suas importantes actividades diárias ainda encontra espaço para alimentar o seu rebento!

Não é para vos deixar triste, mas possivelmente, o jovem pai está em casa porque está desempregado, a mulher estará a trabalhar a dias, ou a ser explorada noutro emprego qualquer e que quando chegar a casa vai encontrar o marido com os copos, o filhote todo cagado e a casa toda desarrumada. O jantar que o faça ela se quiser!

A vida é frequentemente uma telenovela de mau gosto, mas muitas vezes a realidade ultrapassa em dramatismo a ficção mais arrojada.

Hoje o futuro aparece mais negro para quem começa a aventura de se lançar na vida! Ou se tem pais ricos, boas cunhas ou muita sorte, senão isso de emprego não passará de uma miragem, uma promessa que fizeram e que só agora se descobre que nunca tencionaram cumprir.

Em Leiria vive-se uma fase de deslumbramento perfeitamente irreal. Parece que nada se passa e no entanto, desemprego, sub-emprego, contratos a prazo, salários miseráveis, despedimentos selvagens, miséria são realidades a que por muito que se queira fugir enterrando a cabeça na areia e fingindo nada ver, vão sendo cada vez mais difíceis de escamotear por muitas estatísticas em que já ninguem acredita que nos apresentem.

Redfish

quinta-feira, setembro 14, 2006



Passou por cá, alegre e irreverente, denunciou casos de injustiça laboral em frente ao Tribunal de Trabalho de Leiria, de onde partiu rumo à Marinha Grande, onde terminou numa justa homenagem aos heróis do 18 de Janeiro 1934. Pelo caminho a festa, as cantigas, e o apoio de quem os via passar. É a "Marcha pelo Emprego" que desde Braga vem vindo a alertar para o maior problema com que os portugueses se debatem: O desemprego. O nosso distrito não é excepção. Domingo termina em Lisboa. Lá estaremos.

Redfish

quarta-feira, setembro 06, 2006

A Camara de Leiria, Cumpre Sempre!















Diz o cartaz " Conclusão da obra : Dezembro de 2005!"

Haja, ao menos, vergonha !

-Ceroulas-

Editorial de Agosto de 2006 do Le Monde Diplomatique





Le Mexique fracturé
Par Ignacio Ramonet

Une fraude massive. Et indiscutable. M. José Manuel Barroso, président de la Commission européenne l’a admis. Les vingt-cinq ministres des affaires étrangères de l’Union européenne ont exprimé leur « grave préoccupation ». « Il est important que nous transmettions de la manière la plus claire possible l’inquiétude de l’Union européenne et celle de tous les Etats membres sur le résultat de l’élection présidentielle », a déclaré le ministre néerlandais des affaires étrangères.

Reporters sans frontières rappelle que « cette élection intervient après quatre années d’une dégradation continue et sans précédent de la presse dans le pays ».

A Washington, des personnalités comme MM. Colin Powell, Henry Kissinger et Zbigniew Brzezinski ont affirmé que les Etats-Unis ne pouvaient pas reconnaître les résultats officiels. Le National Democratic Institute (NDI), présidé par Mme Madeleine Albright, ancienne secrétaire d’Etat ; la Freedom House, dirigée par M. James Woolsey, ancien patron de la CIA ; l’American Entreprise Institute, impulsé par l’ex-président Gerald Ford ; ou encore l’Open Society Institute, piloté par M. George Soros, ont dénoncé des « manipulations massives » et réclament des « sanctions économiques ». Le sénateur Richard Lugar, président de la commission des affaires étrangères du Sénat et envoyé du président George W. Bush, n’a pas hésité à parler ouvertement, lui aussi, de « fraudes » : « Il est clair qu’il y a eu un programme vaste et concerté de fraudes le jour de l’élection, soit sous la direction des autorités, soit avec leur complicité. »

Vous vous frottez les yeux ? Vous vous demandez comment de telles déclarations à propos de la récente élection présidentielle au Mexique ont pu vous échapper ? Vous avez raison d’être perplexe. Aucune des personnalités ou institutions citées ci-dessus n’a dénoncé ce qui vient de se passer au Mexique. Tous les commentaires rapportés – authentiques –, concernent l’élection présidentielle du 23 novembre 2004... en Ukraine (1).

La « communauté internationale » et les habituelles « organisations de défense des libertés », que l’on a connues si actives en Serbie, en Géorgie, en Ukraine et encore récemment en Biélorussie, demeurent pour ainsi dire muettes devant le « coup d’Etat électoral » qui se commet sous nos yeux au Mexique (2). On imagine le tollé planétaire si, en revanche, cette même élection s’était déroulée, par exemple, au Venezuela et si le vainqueur – par une différence donc d’à peine 0,56 % des votes – avait été... le président Hugo Chávez.

Le scrutin mexicain du 2 juillet opposait deux candidats principaux : M. Felipe Calderón, du Parti d’action nationale (PAN, droite catholique, au pouvoir), déclaré vainqueur (provisoire) du scrutin par l’Institut fédéral électoral (IFE), et M. Andrés Manuel López Obrador, du Parti de la révolution démocratique (PRD, gauche modérée).

Bien avant le début de la campagne, il était clair pour le président Vicente Fox (PAN) et les autorités au pouvoir que M. López Obrador avec son programme de lutte contre la pauvreté était le candidat à abattre. Par tous les moyens. Dès 2004, une manœuvre, à base de bandes vidéo clandestines complaisamment diffusées par les chaînes Televisa et TV Azteca, acquises au pouvoir, tentait de discréditer M. López Obrador. Vainement.

L’année suivante, sous le prétexte farfelu de non-respect des normes légales de construction d’une voie d’accès à un hôpital, il était condamné, écroué, et déchu du droit de se présenter à l’élection. De massives manifestations de soutien finirent par contraindre les autorités à le rétablir dans ses droits.

Depuis, l’entreprise de démolition s’est poursuivie. Et a atteint un degré délirant au cours de la campagne électorale (3). D’autant plus qu’un vent de panique souffle sur les oligarchies latino-américaines (et sur l’administration des Etats-Unis) depuis que la gauche l’emporte (presque) partout : au Venezuela, au Brésil, en Uruguay, en Argentine, au Chili, en Bolivie... Et que les nouvelles alliances n’excluent plus Cuba (4).

Dans un tel contexte, la victoire de M. López Obrador (le tribunal électoral tranchera le 6 septembre prochain) aurait des conséquences géopolitiques trop importantes. Dont ne veulent ni le patronat ni les grands médias mexicains. Ni Washington. A aucun prix. Quitte à sacrifier la démocratie. Mais M. López Obrador et le peuple mexicain n’ont pas dit leur dernier mot.

Ignacio Ramonet

Uf! Já está safa a Democracia no Japão



Imperador Akihito
(1)


È verdade, os democratas de todo o Mundo podem dormir tranquilos; a democracia no Japão não corre riscos.....já há HERDEIRO!

A Monarquia Japonesa é a que, sem interrupções, dura á mais tempo no Mundo.
Pela Constituição do Japão, País que como sabemos tem uma das democracias(??!!) mais estáveis do mundo, o Imperador do Japão (que não foi eleito por ninguém) é o simbolo do Estado e da unidade do Povo !
Só que a sucessão só é possivel entre "machos"; as "meninas" naquela democracia servem para ter filhos e já é um pau!
Andava o "povoleu" preocupado, o poder ainda mais, pois só nasciam meninas ás princesas e, portanto, podia soçobrar a monarquia, desculpem : a democracia!, quando os principes acima citados, conseguiram ter um menino!
Que alegria, que alegria! Assim se safou a democracia!!!
E estas (não) democracias vão durar atá que dia?
Ou antes, quando é que as chamadas democracias o serão mesmo?

-Ceroulas-












-1- Principe(AKISHINO) e Princesa(KIKO)

segunda-feira, setembro 04, 2006

Taxas de desemprego


TAXAS DE DESEMPREGO EM PORTUGAL

Mais uma vez saltado de tema com este meu espírito esvoaçante...digo, saltitante...vou novamente abordar a questão do desemprego, tanto mais que a Marcho pelo Emprego promovida pelo Bloco está aí à porta e não podemos deixar-nos anestesiar pelos números debitados pelo Instituto Nacional de Estatítisca. ´
Mais uma vez saíu nova notícia sobre o emprego em Portugal, com pompa e circunstância foi anunciado aos quatro ventos que metade dos lugares oferecidos pelos Centros de Emprego fica por preencher, pouco mais ou menso duas semanas após termos tido a notícia que a taxa de desemprego está a diminuir.

Será que nós os receptores destas notícias conseguimos separar a realidade da ficção? será que nos perguntamos como é que o INE chega a estas brilhantes conclusões quando a realdiade está à vista de todos? muito simples- são considerados empregados pelo INE todos os indíviduos que estejam nas seguintes condições:
(1) Ter efectuado trabalho pelo menos de uma hora, mediante o pagamento de uma remuneração , em dinheiro ou em espécie; (2) Ter um emprego, embora não estando ao serviço, bastando manter uma ligação formal com o emprego; (3) Estar na situação de pré-reforma, mas encontrando-se a trabalhar no período de referência.Ao mesmo tempo não são incluídos nos desempregados o português que esteja efectivamente desempregado mas que ou não tenha feito diligências no mês anterior ao inquérito realizado pelo INE para arranjar emprego, ou que esteja a fazer um trabalho não remunerado para ocupar o tempo porque está efectivamente desempregado, já não é considerado oficialmente como desempregado, e por isso não consta na estatística oficial de desemprego.

Por outro lado em relação ao não preenchimento de lugares oferecidos pelos Centros de Emprego, só quem nunca recorreu a esses Serviços não sabe que não existe qualquer relação entre as qualificações dos desempregados e os trabalhos que elhes são oferecidos. Alguns dos empregos localizam-se também num área geográfica suficientemente distante para não compensar a deslocação...nada de aceitar as informações com que o governo nos tenta iludir...todos à Marcha pelo Emptego que irá ter lugar no nosso distrito no dia 11 de Setembro, com partida às 14.30 do Tribunal de Trabalho de Leiria.
Dama Pé de Cabra

Segunda-feira, 04 Setembro, 2006

E a marcha pelo emprego?

O noticiário da "sic Noticias" das 14 começou com o futebol e esteve com ele 17 minutos.Falou da "rentrée" do PS, e também do PSD, mostrou a do PC e não se esqueceu dos apertos de mão do CDS.
Do Bloco nem uma palavra!
Para quê, não é ?

Viva a democracia....representativa!

Cereoulas

quarta-feira, agosto 30, 2006

Continuação...Kofi Annan

O secretário geral da ONU, reuniu-se também com as familias dos dois soldados israelitas e com parentes do Cabo Gilad!
— dos jornais—.

Ceroulas diz: Não li em nenhum jornal que tenha visitado qualquer familiar dos Libaneses e Palestinianos presos!

terça-feira, agosto 29, 2006

Sem comentários

Que me dizem ao Imparcial Kofi Annan que na primeira intervenção que fez no Libano foi no sentido de incentivar o Hezbollah a entregar os militares israelitas à Cruz Vermelha?
Brilhante e demonstrando total independência! "Prova suficiente disto é o facto de que por muitos anos Israel raptou libaneses regularmente, enviando-os para prisões israelitas, incluindo prisões secretas como o famoso Campo 1391, que foi descoberto por acaso e rapidamente esquecido (e, nos EUA, os média de referência nunca sequer escreveram uma linha sobre ele). Ninguém sequer sugeriu que o Líbano, ou fosse quem fosse, tinha o direito de invadir e destruir grande parte de Israel em retaliação".
E o que me dizem ao facto de apesar do acordo efectuado(?!) Israel continuar, impunemente, a bloquear aerrea e navalmente o Libano?
-Ceroulas_

segunda-feira, agosto 28, 2006

Eu disse isso?


Há poucos dias o nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros (o tal que apoiou a Invasão do Iraque) afirmou que não se enviaria qualquer soldado para o Libano, sem antes a O.N.U. definir concretamente quais "os poderes da FINUL", copiando o "camarada Chirac" que disse o mesmo, afirmando que não enviaria mais do que 200 soldados para a mencionada força se não lhe fossem dadas mais explicações!
A ONU nada mais disse, mas o Chirac já vai enviar 2000 soldados e Chefiar a missão! Compreende-se que o Chirac lá queira estar, não é ele o Presidente da democrática França, que colonizou o Libano e que armou, nuclearmente, o Estado Teocrático de Israel?
Na mesma senda o nosso Ministro já decidiu que vamos (apesar da ONU nada dizer..)enviar "pessoal"para o Libano, estando agora o nosso Primeiro a trocar ideias com o nosso Presidente sobre a forma do auxilio(!!!) canoa? submarinos?Inginheiros(!!!), montadores de pontes? etc...
O que sabemos é que uma vez mais nos mentiram e que a "brincadeira" vai custar ao nosso País, mais de doze milhões de euros por ano (quanta escolas não seriam feitas? quantos centros de saúde não seriam montados ?).
Lembram-se que há cerca de dez anos, a quando da questão da Bósnia, havendo no País uma forte oposição ao envio de militares para a Zona um dos motivos então apresentados pelo ministro , tão mentiroso como este, era a de que não seria por um periodo superior a seis meses? Jà lá estão há mais de cento e vinte meses!
E quando do envio de tropas para o Afeganistão, não se recordam que seriam só meia dúzia de "peritos", em função estritamente civil e sem qualquer caracter militar?
Hoje estão lá, não são peritos, são militares e guardam (protegem) um aeroporto militar!
E a situação na Zona, infelizmente, não melhorou, a não ser para os "Americas" que vão protegendo os seus aquedutos!!!
Até quando teremos que continuar a suportar estes mentirosos, estes "oportunistas" do Bloco Central(inclua-se, é claro o CDS)!
Temos que reagir, pois a "nossa indiferença" só lhes serve a eles, não ao País!
_o ceroulas_

terça-feira, agosto 22, 2006



A imagem tem um inimaginável poder. A imagem associada a um texto pode modificar a percepção da realidade do espectador, levando-o a acreditar em tudo o que lhe é assim contado, como verdadeiro? E como não se o estamos a ver? Já há mais de 30 anos ( vejam bem!! ) Jean Luc Godard, num filme de apoio ao povo Palestino, - filme que, a título de curiosidade, provocou a ira da direita sionista em França que inclusive chegou a incendiar salas de cinema onde o filme passava - e onde Godard , num exercício genial de provocação e quiçá de autocrítica, fazia o uso de imagens manipuladas para transmitir mensagens fortes, e que depois desmontava, fazendo ver a realidade e como a mensagem tinha sido truncada. Uma imagem que me ficou retida foi a duma jovem mulher palestina, com véu, chorando a morte do seu marido, supostamente assassinado pelos israelitas. O rosto em 1º plano, a mulher em pranto sofrido a narrar o supostamente acontecido era duma força que provocava revolta, indignação. A câmara, então, foi-se afastando enquanto se ouvia a voz da companheira de Godard. Ao rosto em prantos juntou-se o tronco e o corpo. De t-shirt e calças de ganga, uma jovem actriz, fazia a cena. A mulher de Godard, dizia qualquer coisa como " Jean Luc, estás a enganar as pessoas. Esta não é uma viúva na Palestina, é uma estudante emFrança..."

Outros exemplos eram dados, com o uso de fotografias e sons. Um massacre em 1967 no Líbano, cheio de mortos e muito sangue, serve para ilustrar um caso de 1974, que provavelmente não tenha tanto impacto junto da opinião pública. De muitas maneiras Godard usou e manipulou imagens, avisando-nos para o pior dos riscos que enfrentamos, a nossa ingenuidade perante a notícia já fabricada, pronta a digerir. Afinal não é ver para crer, como julgava S. Tomé! Tem que se perceber, ter espírito crítico, o que cada vez se torna mais difícil.

A informação manipulada é uma arma que a direita neoliberal usa com habilidade para confundir e controlar as massas. A pichagem na foto diz tudo.

Redfish





Dama Pé de Cabra said...

Fabriquez vous-mêmes votre bombe au TATP
par Thomas C. Greene*

Le complot terroriste déjoué le 10 août 2006 par le gouvernement Blair n’a guère de crédibilité. Non sans humour, le romancier Tom Greene imagine les difficultés d’un jihadiste pour embarquer discrétement son matériel à bord d’un avion de ligne et s’isoler trois heures dans les toilettes pour fabriquer son explosif.
--------------------------------------------------------------------------------



21 août 2006

Depuis
Washington DC (États-Unis)

Outils

Imprimer
Envoyer

Thèmes
Action secrète : renversement de gouvernement, guerre psychologique...

Fabriquer une quantité suffisante de TATP pour faire exploser un avion en vol n’est pas aussi simple que cela a été présenté par la presse dominante lorsque les autorités britanniques ont révélé le prétendu « complot du 10 août ». Il ne suffit pas de s’éclipser aux toilettes et de mélanger deux liquides inoffensifs.

Pour commencer, vous devez vous procurer une quantité suffisante de peroxyde d’hydrogène et ayant la bonne concentration. Ce n’est pas un produit facile à se procurer à l’état pur. Bien sûr, vous pouvez en acheter dans les drogueries sous forme de décolorant pour cheveux. Mais ces solutions contiennent 97 % d’eau. Vous allez donc devoir faire bouillir le liquide pour extraire l’eau et concentrer le peroxyde. Vous risquez par la même occasion de mettre le feu à votre laboratoire improvisé et de tout perdre avant même qu’un seul « suppôt du Grand Satan » n’ait péri.

Mais bon, mettons que vous avez trouvé un moyen de vous procurer du peroxyde d’hydrogène dans la concentration adéquate ou que vous avez pu en fabriquer en faisant bouillir du décolorant sans que votre cuisine ait explosé. Très bien. Il vous reste à vous procurer de l’acétone et de l’acide sulfurique. Ces ingrédients sont nettement plus faciles à acheter dans le commerce.

Passons aux choses sérieuses. Prenez votre peroxyde d’hydrogène concentré, votre acétone et votre acide sulfurique, dosez soigneusement chaque liquide et versez le dans des bouteilles de soda afin de les passer discrètement par la douane et de les introduire à bord de l’avion. Vous pouvez gagner de la place en mélangeant dans une même bouteille le peroxyde d’hydrogène et l’acétone - mais dans ce cas il est impératif de garder le liquide au frais. Vous allez donc devoir transporter, dans vos bagages à main, (outre votre exemplaire du Coran dédicacé par Oussama Ben Laden en personne), plusieurs packs de glace (à transporter dans une glacière ou un emballage isotherme en polystyrène), ainsi qu’un thermomètre, une grande éprouvette à bec, une baguette mélangeur en verre et une pipette en verre, jaugée. Vous allez en avoir besoin.

Je vous conseille vivement de prendre un billet de première classe et de commander du champagne dès votre arrivée à bord. Si vous voyagez avec une compagnie aérienne correcte, ils devraient vous fournir votre bouteille dans un seau à glace. Le seau et la glace vous seront utile - en plus des packs de froid et de l’emballage isotherme - pour maintenir votre mélange à une température suffisamment basse pour qu’il ne prenne pas feu dans les toilettes de l’avion avant d’avoir atteint la concentration suffisante pour devenir de l’explosif.

Une fois que l’avion a décollé et est en route vers les États-Unis, ne perdez pas de temps, il vous faut plusieurs heures pour fabriquer l’explosif. Transportez discrètement tout votre attirail dans les toilettes. Vous devrez probablement faire plusieurs voyages pour ne pas attirer l’attention du personnel de bord. Une fois que vous avez tout rassemblé, enfermez-vous dans les toilettes, placez l’éprouvette graduée dans le bain de refroidissement (le seau à glace du champagne) et versez-y doucement le mélange acétone-peroxyde d’hydrogène contenu dans la première bouteille. Placez le thermomètre dans l’éprouvette et, à l’aide de la pipette, commencez à y ajouter, goutte à goutte, l’acide sulfurique contenu dans la deuxième bouteille. Prévoyez un masque respiratoire et des lunettes de piscine car les vapeurs dégagées sont corrosives et vous avez besoin de votre autre main pour touiller en permanence votre mélange. Ne laissez pas votre vue se brouiller car vous devez garder un œil constant sur le thermomètre. Au fur et à mesure que vous ajoutez l’acide, la mixture va s’échauffer et si elle devient trop chaude, vous vous retrouverez avec un explosif de faible puissance. Au pire, si elle devient vraiment trop chaude, elle risque de prendre feu ou d’exploser prématurément et de vous tuer, vous, en faisant juste un peu de dégâts dans les toilettes de l’avion, c’est tout. Ce n’était pas le but de l’opération et vous risquez de vous voir priver de vos 70 vierges quand vous arriverez au paradis des martyrs.

Après quelques heures de touillage et d’ajout d’acide goutte à goutte, vous obtenez une quantité de TATP suffisante pour mener à bien votre projet - à condition bien sûr que les vapeurs acides dans cet espace confiné ne vous aient pas suffoqué, qu’elles n’aient pas attiré l’attention des autres passagers ou du personnel de bord et qu’aucun passager ne soit venu tambouriner contre la porte des WC... Si rien de tout cela ne s’est produit, c’est un vrai miracle (preuve que vous êtes vraiment un combattant de Dieu) et il ne vous reste plus qu’à laisser sécher votre mélange pendant environ deux heures et demie. Ensuite il n’y a plus qu’à le détonner, ce qui est relativement simple à faire à l’aide d’un petit appareil électrique quelconque.

Comme vous pouvez le constater, fabriquer du TATP à bord d’un avion est à la portée du premier jihadiste venu. Il faut simplement s’assurer qu’on en fabrique en quantité suffisante pour provoquer la destruction de l’avion et qu’on a pris les précautions nécessaires pour obtenir une qualité suffisante et éviter une combustion prématurée. On ne peut pas faire l’impasse sur la qualité quand on veut commettre « un meurtre de masse à une échelle inimaginable » comme l’affirme Paul Stephenson, chef-adjoint de la police britannique. Car même si vous pouvez toujours obtenir un cocktail explosif en mélangeant au jugé les ingrédients, il y a peu de chances pour qu’il fasse suffisamment de dégâts pour détruire l’avion. Au mieux, vous casserez quelques hublots et vous tuerez quelques croisés infidèles - victimes des débris volants quand la cabine sera subitement dépressurisée. Mais c’est à peu près tout ce que vous arriverez à obtenir, même dans les meilleures conditions possibles.

Thomas C. Greene
Romancier états-unien.

Segunda-feira, 21 Agosto, 2006

Terroristas!!!


Já que falamos do Hamas e Hezbollah (grupos terroristas ou sómente guerrilheiros?) lembram-se que os" vossos amigos americanos " consideraram como como tal(TERRORISTAS!) :
1- Congresso Nacional Africano, de Nelson Mandela
2-Hezbollach, que no Libano é um partido com representação parlamentar e ministerial,
3-O Exército de Libertação do Kosovo..que mais tarde em 1999, passaram a apoiar..
4-A Organização para a Libertação da Palestina que os EUA, só retirou da lista de terroristas depois dos Acordos de Oslo de 1993, etc.etc.etc..
Portanto, "du calme", pode ser que tanto o Hezbollah, o Hamas e outros semelhantes ainda se "desterrorizem" desculpem: se americanizem!

Ceroulas

domingo, agosto 20, 2006


Estas coisas começam a meter um enorme nojo!
Já não se pode acreditar em nada do que a nossa imprensa "livre e plural" noticia.
Parciais, não se inibem de recorrer à mentira para defenderem os interesses de quem lhes paga.
Se não recorrem há mentira, ocultam a verdade dando só uma visão das ocorrências. Assim, quem melhor que os israelitas para confirmarem que os seus ataques indiscriminados sobre populações, tanto na Palestina como no Líbano, são sempre contra perigosos guerrilheiros que se escondem atrás dessas populações. Mesmo sendo verdade, para matar um potencial terrorista, é legítimo massacrar mais 20 ou trinta pessoas que só são culpados de viverem perto do alvo? E mesmo quando só a casa deste é atingida, é justificável que para o assassinar lhe matem a mulher, os filhos, os irmãos, enfim tudo o que viver debaixo do seu tecto?
E quem melhor que os serviços secretos ingleses para justificar esta vaga de prisões ( 23 no total ) de presumíveis terroristas que iriam fazer despenhar uma caterva de aviões sobre ( sobre quem poderia ser, meu Deus? ) a Inglaterra e os Estados Unidos, numa que já foi classificada pela imprensa do costume uma tragédia muito maior que o 11 de Setembro ( boa oportunidade para o recordadr, já estava um pouco esquecido, e numa altura em que Blair e o seu dono Bush vêm a sua popularidade descer a níveis baixíssimos junto dos seus concidadãos. Eu não tenho dúvida que existem terroristas, mas será que é desta forma desumana, vivendo com e fomentando o medo, perseguindo indiscriminadamente e dando cabo da vida de tanta gente só porque são de origem muçulmana? Dos 23 detidos, 1 já foi solto e nenhum ainda foi acusado! Era gente que estava a ser vigiada há muitos meses!! Como milhares de outros no Reino Unido, só porque são muçulmanos!!
Nas nossas "democráticas redacções" as fontes só têm água de um lado. E os conceituados comentadores convidados, frequentam todos os mesmos clubes. O neoliberalismo está bem servido de lacaios. Governos, polícias, jornais, tudo está contaminado. O grande polvo neoliberal estrangula com os seus tentáculos tudo o que se lhe oponha nesta sua guerra contra o Estado Social.
É preciso muita coragem e determinação para lhes dar luta. Eles contam com um poderoso aliado: a indiferença! Por cansaço, ignorância, medo ou outras razões que não descortino há uma apatia insólita da parte daqueles que paulatina e sistemàticamente vão perdendo direitos e qualidade de vida. Alguns muitos até a níveis da indignidade.
Mas é esta a realidade: " Il y a de soleil sur la France
et le reste n'a aucun d'importance..."
Esperemos então que chova! Que venha a tempestade. Depois certamente virá a bonança!

José Peixoto/ Redfish

sexta-feira, agosto 18, 2006

CONTRADIÇÕES !!!

Diz Noam Chomsky :

A O.N.U. só pode agir quando os Estados mais poderosos a deixam agir, sobretudo os E.U.A.

Escreveu, no Público, "o imbecil" do José Manuel Fernandes :

"Contudo Grass não deixa de ser um grande escritor por ter passado pelas Waffen SS—da mesma forma que algumas obras de José Saramago são grandes romances apesar do seu papel de censor comunista quando esteve no PREC á frente do Diário de Noticias"
Grande e oportuna comparação! sobretudo se nos lembramos que o rapazinho que escreve é director do jornal e na altura do Prec era "um muito democrático militante estalinista(leia-se M.R.P.P.)?!?
Cuecas borradas

quinta-feira, agosto 17, 2006



FATAH E HAMAS ANUNCIAM GOVERNO DE UNIDADE
O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, da Fatah, e o primeiro-ministro Ismail Haniyeh, do Hamas anunciaram um acordo para a formação de um governo de unidade nacional, com base no chamado "documento dos prisioneiros". Os dois dirigentes abordaram ainda a libertação do soldado israelita Gilad Shalit, e concordaram que a questão deve ser resolvida através da mediação do Egipto. Na terça-feira,os mediadores egípcios propuseram a troca do soldado por 600 presos palestinos, na sua maioria mulheres e crianças, mas as autoridades israelitas não deram qualquer resposta até agora.

meditando







Espirito seco, ensinou-me a preferir as coisas ás palavras, a desconfiar das fórmulas, a observar de preferência a julgar." In memorias de Adriano...Marguerite Yourcenar

sexta-feira, agosto 11, 2006

Não à guerra no Líbano! Liberdade para a Palestina


Há um fogo enorme no jardim da guerra
E os homens semeiam fagulhas na terra
Os homens passeiam co'os pés no carvão
que os deuses acendem luzindo um tiçãqo

Pra apagar o fogo vêm embaixadores
trazendo no peito a´gua e extintores
Extinguem as vidas que caiem na rede
e dão água aos mortos que já não têm sede

Ao circo da guerra chegam piromagos
abrem bem a boca quando são bem pagos
soltam la baredas pela boca cariada
fogo que não arde nem queima nem nada

Senhores importantes fazem pique-niques
churrascam o frango no ardor dos despiques
Engolem sangria dos sangues fanados
e enxugam os beiços na pele dos queimados

É guerra de trapos, do pulmão que cessa
do óleo cansado que arde depressa
Os homens maciços cavam-se por dentro
e o fogo penetra, vai direito ao centro


Sérgio Godinho / José Mário Branco - "Cantiga do fogo e da Guerra"
in " Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"




ATÉ QUANDO ?

Redfish

quarta-feira, agosto 09, 2006

AS FRONTEIRAS DA INDIGNIDADE



Imigração




09/08/06
NOVA LEI APROVADA AMANHÃ
A nova lei da imigração vai ser aprovada depois de amanhã em Conselho de Ministros. A aprovação foi feita para coincidir com a visita do primeiro-ministro português, José Sócrates, ao Brasil de onde é a maior comunidade estrangeira residente em Portugal.Calcula-se que existam 80 mil a 100 mil imigrantes ilegais, dos quais 50 mil brasileiros.
Mónica Frechaut do Centro Cultural Africano, ouvida pelo Esquerda, critica a legislação que vai ser aprovada porque “não resolve o problema dos imigrantes ilegais ou não prever nenhuma legalização extraordinária dos imigrantes ilegais que cá estão, ao contrário de legislações similares promulgadas na Itália e em Espanha”. Outra das críticas feitas por 30 associações de imigrantes, entre as quais a Solidariedade Imigrante e a Casa do Brasil, fazem é que a nova lei continua a dificultar os processos de reagrupamento familiar.Recorde-se que o anteprojecto do Governo prevê, como grande alteração, a atribuição de visto de residência temporária a estrangeiros que pretendam procurar trabalho e que tenham as qualificações necessárias à bolsa de emprego anualmente fixada pelo governo, mediante parecer da Comissão Permanente da Concertação Social.

Ontem Francis Obikwelu correu por Portugal. Em todos os jornais o seu nome foi idolatrado pelo feito de pela 1ª vez um português se ter tornado campeão da Europa de uma prova de velocidade. Obikwelu passou fome em Portugal. Foi imigrante clandestino, foi explorado na construção civil, dormiu debaixo de uma bancada de um estádio. Obikwelu correu por Portugal mas sobretudo correu por todos aqueles que como ele procuraram o nosso país em busca de um futuro melhor e que são maltratados, explorados ou que vivem em condições abaixo de toda a dignidade. Correu por aqueles que querem um Portugal fraterno, solidário e justo. Onde os racistas e neofacistas do PRN não tenham lugar. Quantos Obikwelus não haverá por aí tolhidos pela ineficácia de uma legislação ineficaz, injusta e tendencialmente xenófoba? A vitória de Francis Obikwelu é uma bofetada de luva branca em todos os governos que por aqui passaram e que em mais de trinta anos não conseguiram ou não quiseram resolver um dos grandes problemas do nosso país. Este governo incluído.

Redfish

quarta-feira, junho 14, 2006

Tanta treta até dói



Nem mais. Nada melhor para ilustrar o pensamento político da maioria das "Democracias" ocidentais, no que respeita a justificar guerras, por exemplo, ou a difamar uma luta justa de professores, também por exemplo, tão diferentes na sua essência e importância relativa, mas com recurso por parte dos poderes políticos ao mesmo tipo de actuação. Usando e abusando da mentira e propalando-a com ajuda dos seus amigos nos media tantas vezes até ser tida como verdade. Usando e abusando de algum mal estar que existe em relação a um sistema educativo caduco e que não responde às necessidades das famílias, o governo de uma forma demagógica e populista tenta responsabilizar os professores por todos os erros acumulados e pela falta de qualidade do ensino. A forma autoritária com que tem procurado gerir a pasta educativa, impondo soluções em vez de em cooperação com os professores e outras entidades ligadas ao ensino ( comissões de pais,por exemplo) é desajustada do pnto de vista da eficácia e vai gerar mais conflitos, fazendo perpetuar os vícios que existem no sistema oficial de ensino, em vez de se evoluir para m modo de excelência e de auto-exigência que trariam benefícios para todos, principalmente para os alunos e famílias portuguesas.

Tal como Bush nunca há-de encontrar a razão para a sua guerra justiceira onde haja verdadeiramente justiça, também o governo PS se verá atolado na sua própria demagogia.

Redfish

segunda-feira, maio 08, 2006




Amigos e companheiros de blogue, estou estarrecido. Visionário ocasional de enlatados televisivos, calhou-me hoje em sorte um produto nacional via SIC, do qual felizmente ignoro o nome, e que, como não tinha o mínimo interesse em demonstrar, vem provar à saciedade que por detrás de um imbecil está de certeza muita telenovela, e que por detrás das telenovelas estão muitos imbecis. Os longos 2 ou 3 minutos que presenciei, presentearam-me com um trio de aspirantes a actriz e mesmo assim más aspirantes, a debitarem uma extraordinária conversa sobre o efeito dos "beijos na boca, à séria" nos mancebos, só possível porque o critério de selecção da ficção televisiva nacional ( e não só) é de um nível costrangedor. Felizmente o televisor pode ser desligado. Pensava eu, que depois do Dr. Moita Flores ( que engraçado, só hoje reparei na coincidência botânica que é o nome do senhor), nada pior poderia vir. Redondamente enganado. Volte doutor, está perdoado, e pelo menos os bons escalabitanos ficam a ganhar.
Mas, há outro lado para esta história. Desligue a televisão, e aproveite para ler. Leia por exemplo, " Gastar Palavras- estórias", de Paulo Kellerman, escritor Leiriense que foi galardoado com o prémio da APE, e que é uma edição da Deriva editores (wwwderivaeditores.pt), uma nova editora que edita gente nova que escreve coisas novas. Vão gostar.

Redfish